Adequação Ambiental

Publicado em: 07/12/2022

Adequação Ambiental

Veja os benefícios, o que é e como fazer a Adequação Ambiental

É de suma importância que as empresas de modo geral estejam em dia com as normas e regras da proteção ambiental. Por conta disso, uma Adequação Ambiental está dentro de todo este conjunto de práticas. Elas fazem, além da empresa agir dentro da lei, que a imagem da mesma melhore em relação aos seus clientes, assim como funcionários e investidores. Por conta disso, no artigo de hoje, explicaremos mais sobre este assunto.

O principal objetivo dela é identificar toda e qualquer irregularidade que diz respeito ao meio ambiente. Assim, é possível definir ações para recuperar e deixar a empresa dentro da lei e sem que cometam infrações. Um bom exemplo para isso são as irregularidades da ocupação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e ainda a falta da manutenção de reserva legal.

O Código Florestal atualmente define como áreas de preservação permanente (APPs) as florestas de vegetação natural presentes às margens de lagos ou rios (perenes ou não). Além disso, aparecem em altos morros, restingas e manguezais, bem como encostas com declividade acentuada e em bordas de tabuleiros ou chapadas que possuam uma inclinação superior a 45­­°, e nas áreas de altitude maior que 1800 metros, com qualquer tipo de cobertura vegetal.

Tipos de APPs

Tipos de APPs

Mais informações sobre as APPs

Os limites das APPs às margens dos cursos d’água podem variar entre 30 e 500 metros, variando de acordo com a largura, que são contabilizadas à partir do leito de maior tamanho. Além disso, as APPs devem ser mantidas em um raio de 50 metros ao redor de nascentes e “olhos d’água”, independentemente de secas em algumas épocas do ano.

O principal objetivo delas é proteger solos, águas e matas ciliares. Nestes ambientes, pode haver o desmatamento total ou parcial da vegetação. É obrigatória a autorização do governo federal, e, mesmo assim, somente é autorizada mediante casos onde o objetivo do desmatamento possibilite a execução de atividades de utilidade pública ou de interesse social.

Para fazer o desmatamento da vegetação de APPs em perímetro urbano, o código florestal determina que se siga de acordo com o plano diretor e as leis de uso de ocupação do solo do município, contanto que sejam devidamente observadas as restrições impostas pela lei ambiental vigente.

Quais são os benefícios da adequação ambiental?

1. Cumprimento de leis

A Lei 12.651, de 25 de Maio de 2012, dispõe de normas que devem ser seguidas por todas as empresas.

Essa lei tem como principal objetivo proteger a vegetação nativa. Estar dentro dela, inclui estratégias de recuperação que deixam os processos naturais atuarem livremente. Além disso, elas também podem ser executadas no plantio de espécies, nativas ou não, através de sementes e/ou mudas. Para isso, o principal objetivo é acelerar a recuperação da área ao longo do tempo.

Fazendo a adequação ambiental, a imagem da empresa perante a sociedade melhorará

Ter o reconhecimento por ser uma boa empresa e ter base ambiental para isso nunca é uma tarefa fácil. Por conta disso, aderir a estratégias de adequação ambiental permite melhorar e elevar a imagem da instituição perante à sociedade.

Além disso, adotar este tipo de prática sustentável é de suma importância para reduzir os impactos ambientais das suas atividades, além de reduzir os custos de produção e até o produto final.

Dessa forma, auxiliam na recuperação das matérias primas. Uma das melhores formas é fazer o gerenciamento de resíduos. Fazendo isso, você pode usar toda informação coletada em fontes de divulgação, e assim, melhorar a divulgação e imagem de sua empresa.

Resumindo, fazer a adequação ambiental é uma boa maneira de proteger o meio ambiente e incentivar o consumo consciente, optando por produtos sustentáveis.

Algumas medidas já podem ser tomadas para melhorar a imagem junto à sociedade, como:

  • Fazendo o gerenciamento de resíduos
  • A redução do consumo de papel
  • Acabar com o desperdício de matéria-prima
  • Trocar embalagens descartáveis de seus produtos por refis recicláveis

Investidores

A cada dia que passa, o cenário de investimentos no Brasil se altera. Assim, cada vez mais investidores estão optando por empresas ambientalmente corretas.

Por conta disso, é cada vez mais comum que analistas financeiros e fundos de investimento escolham empresas, levando em conta a conduta socioambiental.

Sendo assim, ela se mostra muito importante. Além disso, é de suma importância a realização da auditoria ambiental. Ela é fundamentalmente importante para deixar a empresa dentro das normas legislativa, e também melhora as práticas empresariais sustentáveis, que auxiliam na manutenção dos recursos naturais do planeta.

Procura uma empresa que te ajude com Adequação Ambiental e a gerenciar os seus resíduos?

A Valoriza Ambiental oferece tudo isso e muito mais para você.

Nós somos uma empresa especializada em gestão ambiental, e, além de fazer o gerenciamento de resíduos, oferecemos consultorias e confecções de documentos.

Por fim, gostaria de conhecer nossos serviços? Preencha o formulário.