Autogestão de resíduos: O que é?

Publicado em: 04/11/2022

Autogestão de resíduos: O que é?

Neste post você verá o que é a Autogestão de resíduos, como fazê-la e quais as suas vantagens

A autogestão de resíduos é fundamental para as organizações estipularem metas, organizarem processos e procedimentos para reduzir os resíduos que geram, assim como os impactos ambientais e para a saúde pública. Além disso, a autogestão também dá oportunidade para que as empresas tornem-se certificadas, por exemplo pela ISO 140001 ou uma empresa secundária.

A gestão do meio ambiente para as corporações tem duas funções principais: A primeira é proteger o meio ambiente de situações causadas dos resíduos, bem como proteger a própria empresa de multas e penalidades por agirem fora da lei.

Na maior parte dos casos, as empresas tem sistemas de gestão ambiental para desempenhar bem seu papel e o marketing verde. Além disso, busca reduzir custos, atrair novos clientes, e fortalecer a imagem da marca no mercado. Por conta disso, fazer este processo de forma eficaz, permite que o estabelecimento gerencie melhor seus processos e reduza os custos com terceiros, assim, trará mais lucro.

Dito isso, neste post você verá o que será abordado neste artigo.

1. O que é a autogestão de resíduos?

2. Qual a importância e quais as suas vantagens?

3. Qual é o papel de quem adota essa estratégia?

4. De que forma ela age na gestão ambiental e na residual?

5. Impactos ambientais que podem ser causados por quem não adota práticas ambientais.

Por conta disso, fortalecer a sua gestão de meio ambiente faz com que sua empresa possa gerenciar o próprio resíduo, isso é o que denominamos de autogestão.

O que é a autogestão de resíduos?

A autogestão de resíduos ocorre quando a própria organização adota e organiza o processo de gestão. Dessa forma, ela faz um conjunto de ações adequadas no processo de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, além da disposição final. No entanto, é necessário que se faça isso de forma ambientalmente correta e dentro das leis.

A principal razão da autogestão existir é minimizar os efeitos causados pelos resíduos na natureza e também para a saúde pública.

Seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) lei nº12.305/2010, a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem, além de minimizar os rejeitos gerados. Além disso, a lei diz que quem gera os resíduos são responsáveis por eles, dessa forma, devem ser segregados na fonte geradora.

A ideia da autogestão de resíduos na empresa, tem como finalidade diminuir a quantidade de materiais, e incentivar a reutilização e a reciclagem dos mesmos. Além disso, seus clientes verão sua empresa com bons olhos, bem como o governo, acionistas e a população em geral.

Essa estratégia também reduz os acidentes ambientais, riscos de contaminação e proliferação de doenças. O mais importante de tudo isso é que gerir os seus resíduos faz com que sua empresa economize, e até lucre. Isso porque reduz os preços da matéria-prima e podem ser reutilizados produtos recicláveis. Sua empresa também economizará nos custos do descarte final.

Sua empresa ainda não tem uma equipe para gerir os seus resíduos? Conte conosco, da Valoriza Ambiental.

Veja benefícios de contar com uma equipe de gestão

Nós, da Valoriza Ambiental, oferecemos para nossos clientes uma solução prática, profissional e cuidamos de toda a gestão ambiental para a sua empresa.

Além disso, trazemos uma experiência completa para os clientes. Além da gestão, cuidamos de toda a documentação necessária e oferecemos consultoria para que a sua empresa evolua no pensamento sustentável.

Dentre todos os serviços que oferecemos estão inclusos:

  • Coletamos, transportamos e damos a destinação final de todos os resíduos das classes I e II
  • Limpamos completamente a caixa separadora
  • Emitimos o CADRI individual ou coletivo (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental
  • Geramos o Certificado de Destinação Final (CDF)
  • Oferecemos aplicativo gratuito, para que assim você possa ter o registro e rastrear todas as informações de seus resíduos
  • Oferecemos equipamentos para que você faça o descarte da forma correta
  • Cuidamos de outros documentos, como: MTR online, CETESB (declaração anual de resíduos sólidos), licenças e autorizações que dizem respeito ao IBAMA e a CETESB, CTF (Cadastro técnico federal

Para conhecer outros serviços oferecidos por nós, preencha o formulário ou entre em contato pelo WhatsApp (19) 99580-4094.

resíduos mal geridos causam impactos ambientais

resíduos mal geridos causam impactos ambientais

O que uma má gestão de resíduos pode causar?

Gerir mal os seus resíduos sólidos podem causar diversos prejuízos para o meio ambiente e a saúde. Por exemplo, a poluição, tanto da atmosfera, quanto hídrica e do solo, além de poluição visual.

Dependendo do tipo de resíduo gerado, pode resultar em doenças para a população, ou até matar a vida marítima e dos animais terrestres.

As leis para crimes ambientais são cada vez mais rígidas, e as multas exorbitantes fazem com que as empresas muitas vezes fiquem no prejuízo, em alguns casos os serviços são interrompidos, e o resultado final pode ser inclusive prisão para os envolvidos.

Tipos de poluição causados

1. Atmosférica

Este tipo de poluição está diretamente ligado à contaminação feita por gases, partículas sólidas, líquidas em suspensão, material biológico ou energia. Alguns componentes provocam danos diretos no ecossistema de uma região.

Além disso, a poluição do ar, é uma das, se não a principal responsável pelo aquecimento global, um problema que preocupa cada vez mais em meio a sociedade.

2. Poluição hídrica

Uma má gestão de resíduos é a principal responsável pela poluição do meio ambiente. Um dos riscos eminentes se dá pela destinação de forma inadequada de resíduos, que é a poluição hídrica.

Ela é caracterizada pela introdução de qualquer resíduo ou energia que mude as propriedades físico-químicas da água.

Os maiores responsáveis por isso são os efluentes industriais (produtos químicos, ou metais pesados), além de agrotóxicos usados na indústria alimentícia. Outra grande responsável pela poluição dos efluentes é o esgoto doméstico, além do chorume oriundo da decomposição dos resíduos.

A Valoriza Ambiental cuida dos efluentes gerados pela sua empresa. Com isso, você não precisará se preocupar. Além disso, damos consultoria para os funcionários.

3. Poluição do solo

Essa poluição faz com que haja mudanças na composição de terra devido o contato com produtos químicos e resíduos sólidos ou líquidos.

Ele é um dos mais perigosos, isso porque, pode tornar o solo inútil e infértil, prejudicando o mercado do agro. Além disso, pode gerar risco a saúde dos animais, humanos e das plantas.

Nas principais cidades do país isso ocorre por conta do lixo jogado na rua de forma indevida, chamado de resíduos sólidos urbanos. Este acúmulo se dá porque na maioria dos bairros não há a coleta correta de lixo por parte dos serviços públicos.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando em nosso blog, artigos semelhantes.