Coleta Seletiva

Coleta Seletiva: Quais são os benefícios?

A coleta seletiva e a reciclagem são práticas essenciais, que tem sido cada vez mais praticadas mas ainda deixam a desejar

A coleta seletiva é uma prática que é cada vez mais difundida dentro das nações. O Brasil tem se esforçado para adequar-se à reciclagem. No entanto, o número de cidades que contam com postos de coleta, ou lixeiras de coleta é considerado muito baixo. Apenas 10% das cidades brasileiras aderiram essa prática.

O lixo reciclado no Brasil aumenta a cada ano, e estima-se que 15% dos resíduos gerados nas cidades são reciclados. Este setor mobiliza em média R$ 12 bilhões por ano. No entanto, o país perde cerca de R$ 8 Bi por não reciclar algumas matérias, que são levados para os aterros e lixões nas cidades.

A prática proporciona muitos benefícios, como a reciclagem, preservação do meio ambiente das florestas e da água e do ar. Isso porque, ajuda na limpeza da cidade, e coletando da forma correta, pode evitar até enchentes. Isso porque, as pessoas geralmente jogam os seus lixos domésticos em sacolas plásticas, o que acaba resultando no entupimento de bueiros e ralos.

Por outro lado, economicamente falando, podemos citar a diminuição de desperdícios, além de menos custos com produção e menor gasto com limpeza urbana, além de geração de empregos e renda por meio de reciclagem.

Mas afinal, o que é uma coleta seletiva?

A coleta é o recolhimento e segmentação de resíduos sólidos que são potenciais para reciclagem. Estes são os casos de: Papel, vidro, metal e plástico. Esse trabalho geralmente é feito na fonte geradora. Ou seja, caso o cidadão resolva fazer uma coleta seletiva por conta própria, ele separa em sua casa o lixo reciclável do orgânico.

Dito isso, a coleta pode ser feita em casa, mas também em condomínios, parques, bairros e shopping.

No entanto, como citamos anteriormente, faltam postos de coleta e serviço na maioria das cidades do país.

Por conta disso, para evitar multas mais pesadas, empresas tem adotado práticas sustentáveis e buscam compreender cada vez mais sobre as leis.

Cada material passa por um tratamento de reciclagem diferente.

Para o plástico, por exemplo, ele não é reciclado da mesma maneira do alumínio. Quando os resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou inviável.

Além disso, pode ocorrer contaminação com resíduos úmidos, que podem reduzir as chances de reciclagem.

Veja alguns benefícios de se fazer a coleta

Permite a reciclagem de materiais

A Coleta permite que você separe tudo aquilo que pode ou não ser reciclado. Assim, os resíduos não serão contaminados e você pode reaproveitá-lo novamente no processo produtivo.

Mantém os recursos naturais conservados

Os recursos naturais são limitados, e alguns estão em escassez. Fazendo este tipo de coleta, os materiais voltam a fazer parte do ciclo produtivo. Dessa forma, não é necessário que se utilize novos recursos naturais, é possível reaproveitá-los.

Quando o lixo é separado, você evita que parte deles sejam destinados aos aterros sanitários e lixões. Isso irá garantir a reciclagem e o uso dos mesmos, preservando a extração de novos recursos naturais.

Reciclar por conta propria pode gerar renda

Reciclar por conta propria pode gerar renda

Gera mais emprego e renda

No país, de acordo com o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) o faturamento das cooperativas de coleta seletiva tem crescido cada vez mais, trazendo mais ganhos e produtividade.

A reciclagem do plástico gera aproximadamente 20 mil empregos em 300 industrias de reciclagem.

A coleta seletiva melhora a limpeza das cidades

Dispondo as lixeiras para a coleta nas ruas, é possível evitar que o lixo seja descartado nas ruas e de forma inadequada. Assim, melhora a limpeza das cidades e evita alguns problemas, como são os casos das enchentes, devido o acúmulo de lixo nos bueiros e consequentemente as bocas de lobo.

Evita a poluição

A coleta evita a poluição do meio ambiente, como é o caso de água, ar e solos que podem ser provocadas pelo descarte inadequado de lixo.

Traz para a população consciência ambiental

Conforme as pessoas vão fazendo a coleta, a população passa a ver o ato de outra forma, e sente-se pressionada a fazer a sua parte em relação ao assunto, sendo reeducadas sobre o descarte e o consumo de forma ambientalmente correta.

Por que as lixeiras são importantes para a coleta seletiva?

Para a coleta ser feita de forma eficiente, é necessário que as lixeiras estejam separadas por cores de resíduos.

Essa diferenciação de cores torna consciência ambiental mesmo para pessoas que não estão muito engajadas neste assunto.

Entretanto, apenas as lixeiras não bastam, é necessário que caminhões especializados passem pelas ruas para realizarem a coleta e destinar os resíduos da forma certa.

Que tal contratar uma empresa que faça a destinação correta para o seu empreendimento?

A Valoriza Ambiental, oferece diferentes soluções para as empresas geradoras de resíduos. Tudo o que fazemos está dentro da lei.

Trazemos soluções para você, como a geração de documentos, acompanhamento, transporte e destinação final de resíduos desde o primeiro momento até o destino final, dentre outras soluções.

Aqui, agregamos valor aos seus resíduos, ou seja, ao invés de apenas destinar os resíduos, você pode receber um dinheiro de volta. Assim, todo mundo sai ganhando, tanto o meio ambiente, quanto a sua empresa.

Gostaria de entender como funciona o sistema de cashback? Clique aqui.

Ficou interessado
EM NOSSOS SERVIÇOS?

Agende uma reunião sem compromisso!
Entre em contato