Como tratar efluentes industriais?

Como tratar efluentes industriais?

Veja como tratar efluentes industriais de forma segura e ambientalmente correta

Para preservar o meio ambiente e a saúde pública, é de suma importância que as empresas saibam como tratar efluentes industriais geradas pela mesma. Isso porque, as exigências feitas pelos órgãos públicos legais são cada vez maior, e, os estabelecimentos, estão cada vez mais propensos a tomar multas com valores altíssimos. Sendo assim, aderido cada vez mais as práticas de consciência ambiental, e o tratamento de efluente está entre eles.

Afinal, o cuidado com estes resíduos e efluentes, são atividade essencial para que as empresas estejam dentro da lei. Dessa forma, cumprem suas metas de reciclagem sem que afete sua capacidade de produção, além de fortalecer a marca da empresa no mercado e para o seu público.

Para isso, é de suma importância que o processo seja feito com a maior atenção possível, isso porque, poluir diretamente ou indiretamente o meio ambiente, traz graves consequências para o todo, incluindo a empresa. Ou seja, além das multas, em alguns casos, pode significar também a paralisação da produção e nos casos mais graves a prisão dos responsáveis. Assim, as leis de corresponsabilidade ambiental, tentam evitar que empresas tomem ações de forma inadequada.

Nas industrias, nem toda matéria-prima torna-se um produto, da mesma forma que reações químicas produzem outras substâncias além do que a empresa deseja. Isso se dá pela formação de gases à partir da queima de combustíveis que movimentam os equipamentos. Também pode acontecer na mistura de diferentes líquidos após o uso.

Dessa forma, são gerados os chamados subprodutos, além dos resíduos industriais. Por conta disso, é fundamental que a empresa saiba a forma correta de tratar os seus efluentes e gerenciar os seus resíduos.

De que forma se dá o tratamento de efluentes?

Ele acontece quando há águas residuais dentro de um contexto. Ou seja, os líquidos que não foram incorporados aos produtos ou que não se perderam por evaporação.

O tratamento correto para cada tipo de efluente, se dá por um técnico ou empresas especializadas. Isso porque, se não ocorrer da maneira correta, a empresa corre riscos de grande multas. Além disso, outra situação que pode acontecer, é a empresa prejudicar ao meio ambiente e a saúde pública. Assim, essas empresas coletam a amostra do material para dar o seu diagnóstico.

O tratamento do efluente será indicado através de sua carga orgânica e a presença de contaminantes, além de carga tóxica dos materiais, presença de sólidos e componentes químicos na composição.

Quais são os métodos mais adequados para o tratamento dos efluentes industriais?

As principais formas de se tratar os efluentes gerados pela sua indústria, são o físico químico e o biológico. Veja do que se trata cada um deles.

Como tratar efluentes industriais através do processo físico químico

O tratamento físico remove os contaminantes sólidos e as misturas coloidais, à partir de suspensões sedimentáveis ou flutuantes por meio de separações físicas. Dessa forma, usufrui de processos como gradeamento, peneiramento, caixas separadoras de óleos e gorduras, flotação e desarenadores.

Na parte química do processo, os poluentes são removidos pela alteração da composição molecular do efluente, através de produtos específicos, são eles: Agentes de coagulação, floculação, neutralização de pH, oxidação, redução e desinfecção.

Em geral, os processos recebem substâncias específicas, escolhidas a dedo através de análises em laboratório, que fazem simulações em relação as reações e vão em busca de encontrar o método mais eficaz no tratamento com o menor consumo de insumos.

Podem-se considerar os principais processos: Clarificação química e eletrocoagulação, precipitação de fosfatos, oxidação por ozônio, redução do cromo hexavalente, oxidação de cianetos, precipitação de metais tóxicos e troca iônica.

É essencial que se faça o tratamento para evitar poluições

É essencial que se faça o tratamento para evitar poluições

Como tratar efluentes industriais através do processo biológico

Para o tratamento biológico, o processo adotado ocorre através de bactérias e outros microrganismos que consomem a matéria orgânica responsável por poluir o meio ambiente, através do método respiratório.

O tratamento é feito em lagoas de aeração equipadas com milhares de difusores de ar, trazendo o oxigênio necessário. Após isso, encaminha o efluente para as lagoas de decantação, local onde alguns materiais sólidos, como os flocos biológicos se decantam, formando o lodo do esgoto.

Além disso, os resíduos que geralmente são tratados através deste processo são os que provém das caixas de gordura e fossas sépticas, dos aterros sanitários, assim como das indústrias que geram efluentes.

Em cada um dos processos, são necessárias situações específicas. No entanto, as estratégias podem ser combinadas. Ou seja, é possível que alguns despejos sejam tratados de formas separadas.

Por que contar com uma empresa especializada neste tipo de serviço?

Os principais órgãos ambientais, estão sempre atentos as atividades das empresas de modo geral. Por conta disso, caso a empresa não siga as normas de forma adequada, poderá receber multas, fechar as portas, ou no pior dos casos, prisões dos responsáveis.

Assim, ter uma empresa, como a Valoriza Ambiental para te ajudar é de suma importância. Isso porque, garantimos a segurança de que seu estabelecimento está agindo dentro da lei, evitando problemas futuros. Além disso, com a nossa orientação e serviços, sua empresa gastará menos tempo e dinheiro para tratar.

Dito isso, tratamos os efluentes industriais de acordo com o que orienta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e com os demais órgãos fiscais.

Solicite o seu orçamento preenchendo o formulário, e conte conosco para tratar os seus efluentes industriais.

Ficou interessado
EM NOSSOS SERVIÇOS?

Agende uma reunião sem compromisso!
Entre em contato