Compra de Resíduos

Publicado em: 13/12/2022

Compra de Resíduos

A venda e compra de resíduos são essenciais para movimentar o mercado e cuidar do meio ambiente

O pensamento para a preservação do meio ambiente é essencialmente importante para as empresas, por conta disso, fazendo parte do processo produtivo, há a compra de resíduos por um lado e a venda, ou descarte por outro.

Essa prática é chamada de gerenciamento de resíduos, onde o gerador é responsável por todo o processo, desde a sua matéria-prima, até a destinação final.

Isso porque, quem não faz este tipo de gestão passa a ser mal visto tanto pela população quanto pelo mercado.

Essa prática pode ser denominada com o termo indústria 4.0.

A importância de se ter empresas que comprem e destinem resíduos, se fazem necessárias principalmente quando analisamos friamente dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O estudo é de 2019, onde eram apontados que ainda existem mais de 3 mil lixões a céu aberto, que se dividem em mais de 1.600 municípios no país.

Além disso, de acordo com dados do panorama de resíduos sólidos no país em 2020, a produção de resíduos também aumento. Dessa forma, foi de 66,7 milhões no ano de 2010 para 79,1 milhões em 2019, totalizando 12,4 milhões de toneladas em apenas 9 anos.

Séo em 2017, cada morador do país produziu cerca de 378 kg de resíduos. Ou seja, pelo menos 1 kg de resíduo era produzido por dia.

Por conta disso, é essencial que cada empresa geradora de resíduos, seja responsável pelo que produziu.

Isso enquadra-se dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), onde é determinado que o produtor de resíduos sólidos devem gerenciar de forma ambientalmente correta. Entretanto, para cada tipo de resíduo há uma particularidade, podendo ser reciclado, rejeitado, ou apenas descartado. Partindo deste ponto, neste texto você verá a importância da compra, venda e gerenciamento de resíduos.

O que é mais importante para uma boa gestão de resíduos?

O principal ponto para uma gestão eficiente de resíduos é o processo produtivo. Dessa forma, há algumas medidas ou precauções que podem ser tomadas por essas empresas, veja abaixo>

1.Não gerar resíduos: Esse é o sonho de qualquer empresa, produzir onde não haja perdas durante todo o processo. Assim, não tendo resíduos, não há tantas preocupações.

2. Reutilização: Isso acontece quando a empresa otimiza e maximiza a eficiência do processo para gerar uma quantidade menor de resíduos possível.

3. Reuso: Nessa parte, a empresa deverá ver de que forma o resíduo foi gerado e buscar alternativa para viabilizar e reaproveitá-los dentro do processo produtivo ou buscando outras soluções.

4. Reciclagem: Essa é uma das melhores formas de se destinar um resíduo. Isso porque, a empresa busca formas de viabilizar tecnicamente e ecologicamente o que sobrou. Assim, o material será aproveitado como outros produtos ou de outras formas.

5. Tratamento: Já existem algumas compostagens para o tratamento de resíduos, além de recuperação e aproveitamento energético, por exemplo.

6. Rejeitos: Isso ocorre quando não há forma de reaproveitar de modo algum. Assim, a empresa deverá buscar uma forma correta para destinar os seus resíduos em aterros. Além disso, acontece quando a empresa trata através de técnicas com aproveitamento energético.

Dessa forma, deverá analisar algumas maneiras operacionais para evitar qualquer risco ou dano a segurança pública e saúde. Isso irá minimizar os impactos ambientais.

Além disso, caso você não saiba como fazer isso, busque empresas que façam esse tipo de serviço.

A gestão ambiental é fundamental para os negócios

A gestão ambiental é fundamental para os negócios

Veja a importância de fazer uma gestão ambiental e gerenciar os seus resíduos

Recentemente, houve um vazamento de amônia em uma fábrica de gelo, localizada no bairro de Nossa Senhora do Ó, na cidade de Ipojuca, no Grande Recife. Isso fez com que quatro funcionários fossem hospitalizados por inalarem.

A Amônia pode ser considerado um resíduo perigoso, e oferece toxicidade. Este gás é usado para resfriamento, e foi inalado por essas pessoas.

Além disso, um dos quatro funcionários socorridos veio a falecer na manhã de sábado (03/12/2022).

Os quatro funcionários foram levados ao hospital com sintomas de intoxicação, como falta de ar, taquicardia e queimaduras. Veja a matéria na integra clicando aqui.

Este é um bom exemplo da razão pela qual se deve fazer a gestão ambiental e tomar cuidados com os materiais que podem gerar resíduos.

Outro caso recente aconteceu em Ipatinga, onde houve um vazamento de gás na Usiminas, deixando 15 pessoas internadas por inalarem o gás, e um dos funcionários morreu.

Por conta disso, indústrias e empresas de modo geral devem fazer a sua gestão de resíduos. Isso porque, além de prejudicar o meio ambiente e a vida animal, prejudica também a saúde pública, podendo resultar em graves crimes ambientais e humanos.

Dessa forma, a empresa geradora de resíduos deve ser responsabilizada por tudo o que acontece por resíduos gerados por elas mesmas. As punições pode ir de multas milionárias, até suspensões de atividades e fechamento de empresas, e nos casos mais graves prisões.

Nós, da Valoriza Ambiental te ajudamos no processo de gerenciamento, venda e compra de resíduos

Somos uma empresa especializada em gestão ambiental e gerenciamento de resíduos. Trabalhamos com toda a parte de documentação, gerenciamento e destinação final de resíduos.

Oferecemos consultoria e todo o suporte necessário para a sua empresa. Entretanto, a parte da separação a responsabilidade é da empresa. Caso não tenha os containers, disponibilizamos para a empresa, e ela deverá fazer a separação antes de enviar os resíduos.

Gostaria de conhecer os nossos serviços? Preencha o formulário.