Você sabia que é possível ganhar dinheiro com compra e venda de resíduos?
A compra e venda de resíduos está ajudando pessoas e empresas a adquirirem renda. Esse é um mercado que segue se expandindo, principalmente entre as pequenas e médias empresas. Os empreendedores vem descobrindo um novo mundo, e que é possível se obter lucro ao invés de criar gastos para fazer o descarte correto.
Em tempos de crise no país, achar alternativas para lucrar é fundamentalmente importante, e fazendo isso de forma ambientalmente correta. No entanto, a maior dificuldade das empresas é encontrar a melhor forma para se fazer isso.
Como está o mercado de resíduos?
Uma das maiores dificuldades para este tipo de negociação é a falta de organização e a ausência de articulação de contatos entre os geradores (vendedores, transportadores, tratadores e interessados no reprocessamento da matéria-prima (compradores).
Dito isso, a Valoriza Ambiental oferece soluções para as empresas, facilitando essa comunicação. Cuidamos de tudo o que você precisa. Buscamos um relacionamento próximo com o nosso cliente, afinal, trabalhamos de forma bastante profissional, e analisamos se toda a documentação do cliente está em dia.
Oportunidade em números na compra e venda de resíduos
De acordo com estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os brasileiros jogam fora setenta e seis milhões de toneladas no lixo. Dessa montagem, 30% poderia ser reaproveitado, entretanto, apenas 3% são destinados à reciclagem. Por conta deste baixo índice de reciclagem, estima-se um prejuízo de cerca de R$ 8 bi por ano.
Por outro lado, a Alemanha é o país modelo de gestão de resíduos, 34% dos detritos são mandados para incineração e boa parte é transformada em energia.
A ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), prevê que, no Brasil, as cadeias produtivas geradoras de resíduos, gerem em torno de 22 bilhões de reais de receita por ano. Este número, não inclui a manipulação dos resíduos que são gerados por hospitais e indústrias. Tende a dobrar até o fim deste ano, de acordo com Carlos Silva Filho, diretor da ABRELPE.
O lixo eletrônico é um que tem grande potencial de crescer no mercado de resíduos nos próximos anos. Isso porque, em uma tonelada de computadores é possível encontrar mais ouro do que em uma tonelada de minério.
De acordo com o Ministério da Indústria, desenvolvimento e comércio exterior, reciclar o lixo eletrônico pode render até 10 mil empregos e proporcionar até 700 milhões de reais na economia brasileira.
Segundo o banco mundial, em 2025 cada brasileiro deve produzir 584 quilos de lixo urbano. Isso representa um aumento de 50% em apenas 20 anos. Neste mesmo intervalo, a produção de resíduo mundial aumentará 25%.
O que é o mercado de resíduos?
O mercado de resíduos é uma plataforma eletrônica de oferta e busca de resíduos. Você pode vender resíduos, mas também comprar ou trocar. Além disso, poderá contratar fornecedores de transporte e tratamento.
Atuar dessa forma, irá gerar valor, transformando o resíduo em matéria-prima, assim, poderá ser aproveitada no processo produtivo de outras empresas, e, ainda estimula a destinação correta dos resíduos, minimizando impactos ambientais.
Os mais negociados são plástico, borracha, papéis e materiais eletrônicos. Outro que se destaca neste quesito é o alumínio.
Com o mercado de resíduos, a parte de negociar é mais simples, viabilizando as negociações de forma prática.
Quais são as vantagens da compra e vendas de resíduos?
São diversas vantagens de usar o mercado de resíduos, são elas:
- Redução de gastos com transporte e disposição em local apropriado, de acordo com a legislação
- Ajuda no cumprimento da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos
- Evita a saturação de aterro e lixões e os gastos privados e públicos
- Evita a contaminação de solo, hídrica e de ar
- Reduz a proliferação de vetores de doenças, que se reproduzem nos amontoados de resíduos
- Gera lucro com algo que deveria ser descartado
Como funciona o gerenciamento de resíduos?
A gestão de resíduos parte do princípio da identificação do tipo, mesmo antes de mandar para a destinação final.
Assim, eles são divididos em algumas categorias, como: Líquidos, semi-sólidos, efluentes industriais, sanitários, orgânicos e recicláveis.
Se a sua empresa faz essa separação, já é meio caminho andado para descartar.
Diversas empresas já foram certificadas ao aderirem o pensamento ecológico e fazerem o encaminhamento correto dos resíduos gerados.
Toda empresa geradora é responsável por fazer o gerenciamento de resíduos, como prevê a PNRS.
Além disso, as empresas devem emitir um certificado para cada uma das etapas do processo, garantindo que tudo foi feito de acordo com as leis. Entretanto, é fundamentalmente importante que você tenha uma empresa que faça isso por você.
Nem sempre as empresas conhecem todas as leis de meio ambiente, e contar com uma empresa que faz todo o processo de geração de documentos e gerenciamento de resíduos é essencial.
A Valoriza Ambiental oferece para os seus clientes tudo o que eles precisam, desde a emissão do MTR, até gerenciamento de resíduos e um diagnóstico ambiental completo para que você faça o melhor processo.
Além disso, oferecemos consultoria para empresas que não tem amplo conhecimento sobre o assunto.
Se interessou? preencha o formulário e logo entraremos em contato com a sua empresa.