Consumo Consciente: Qual a importância dele para sua empresa?

Publicado em: 06/10/2022

Consumo consciente: Qual a importância dele para suas empresas?

Sabe o que é o consumo consciente? Neste artigo você verá tudo o que precisa saber sobre ele

O consumo consciente pode ser definido como uma atitude responsável por parte da sociedade e que fortalece a economia no país.

No dia a dia, aparecem diversos desafios que exigem responsabilidade e bom senso para serem confrontados e resolvidos. Dito isso, o consumo incontrolável feito por parte da sociedade tem gerado muitas consequências negativas para o meio ambiente, para a economia e para quem compra. Isso porque, cada produto tem a sua matéria-prima que muitas vezes é um recurso natural e é gasto de forma excessiva. Ou seja, água, petróleo, energia, etc. Que podem gerar a ausência e até um desequilíbrio ambiental.

Por conta disso, fala-se tanto em consumo consciente, ou sustentável, como também é chamado. Ele é de extrema importância para mudar os hábitos de consumo, assim como ver o que causamos ao consumir algumas coisas de forma desnecessária. Dessa forma, o consumo consciente preza pela busca de produtos e/ou serviços ecologicamente corretos. Ou seja, recicláveis ou de reutilização nos materiais, utilizando-os até o fim de sua vida útil.

O ato do consumo não termina em si só, ou seja, ele impacta em toda a cadeia produtiva, desde o primeiro recurso usado, dessa forma, afeta o meio ambiente e a sociedade também.

Muitas empresas trabalham de forma totalmente insustentável, isso acaba prejudicando todo o país. Além disso, quem não adota boas práticas do consumo consciente corre o risco de tomar multas altíssimas, e inclusive ser preso. Isso porque, agir de forma inconsequente em relação a sustentabilidade podem ser considerados crimes ambientais.

Um bom exemplo disso, é utilizar de recursos naturais e não descartá-los da forma correta, contaminando solos, águas e também o ar.

De que forma promover um consumo consciente?

Para adotar o consumo consciente individualmente e também em sua empresa, você pode fazer diferentes tipos de ação.

1. Faça o planejamento de suas compras

Não busque impulsivamente, ou seja, o mais barato, ou o mais viável. Busque saber como aquele material que você adquiriu para a sua empresa foi produzido.

Além disso, faça o planejamento de quantidade para um certo período de tempo, assim, você não desperdiçará recursos de sua empresa.

2. Veja quais impactos o seu consumo é capaz de trazer

É de suma importância levar em consideração o meio ambiente e a sociedade na hora de escolher por algo. Veja quantos resíduos aquele material pode gerar e de que maneira destiná-los corretamente após o uso. Observe também se o seu material é reciclável ou não e o tempo de vida útil dele, e se é orgânico ou inorgânico.

3. Utilize apenas o necessário

Não vá com muita sede ao pote. Perceba e defina quais são as suas necessidades. Assim, você consumirá de forma consciente e evitará sobras e desperdício de recursos.

4. Para ter um consumo consciente reutilize produtos e embalagem

Se comprar materiais recicláveis ou reutilizáveis, para que comprar novamente e descartar o que ainda pode ser útil? Caso precise daquele material em seu estado natural, mande para a reciclagem, com certeza alguém aproveitará aquela matéria de alguma forma.

Recicle

Recicle

5. Separe corretamente o seu resíduo

Reciclar é colaborar com a economia de recursos naturais, a redução da degradação do meio ambiente e a geração de empregos. Por conta disso, é fundamental que sua empresa descarte corretamente, principalmente os eletrônicos.

Descartando os resíduos corretamente, você não apenas contribui para a sociedade e o meio ambiente, mas também torna-se uma empresa sustentavelmente correta, e o melhor de tudo é que o seu resíduo ainda pode ter valor.

6. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social dos fornecedores

No momento em que você for comprar os materiais, veja se a empresa onde você está adquirindo seus produtos tem processos ambientais, e qual a maneira com a qual elas produzem estes materiais.

Pesquise pelo nome das empresas nos sites de processos, no PROCON e também no reclame aqui. Assim, você poderá ter uma base no momento em que for comprar.

7. Para ter um consumo consciente evite comprar produtos pirateados ou contrabandeados

Além de observar a forma com a qual o fornecedor produz o material para a sua empresa, é de suma importância que veja se a empresa de fato produz, ou intercepta ilegalmente de outra empresa.

Caso você compre desta empresa, também estará cometendo um crime.

8. Faça a divulgação do consumo consciente

Leve sua causa para a frente. É fundamental que você engaje os seus clientes e empresas parceiras trazendo informações sobre as práticas consumo consciente.

Além disso, fazendo essas divulgações, reforçará a imagem de sua empresa.

Quais são as vantagens do consumo consciente, e quem tem benefícios em relação a ele

Quando se consome de forma responsável, a geração de resíduos é muito menor, e o ambiente se mantém preservado ao nosso redor. Além disso, antes de realizar qualquer compra, tudo será colocado na balança, ambientalmente falando.

Dessa forma, é possível diminuir os impactos da exploração no planeta. Isso porque, cada item que consumimos faz parte de nossas vidas.

Como a Valoriza Ambiental pode te ajudar em relação ao consumo consciente?

Nós, da Valoriza Ambiental, trazemos para nossos clientes uma experiência completa. Ou seja, gerenciamos e destinamos os resíduos de sua empresa corretamente.

Sendo assim, coletamos, transportamos e destinamos seus resíduos classe I e II, tratamos os resíduos sólidos e efluentes contaminados com óleos, graxas, tintas e solventes.

Além disso, fazemos o diagnóstico ambiental e te ajudamos com as certificações necessárias.

Em relação a destinação de seu resíduo, fazemos todo o acompanhamento até que chegue no destino final, para evitar interceptações e outros tipos de situação que podem colocar a sua empresa em risco.

Como fazer tudo isso?

Basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp (19) 99580-4094.