Assim como todo tipo de resíduo, fazer a Destinação Correta de Resíduos inertes é fundamental
A Destinação de Resíduos Inertes deve ser feita de forma correta, para evitar efeitos negativos para a saúde pública e ao meio ambiente. Além disso, as empresas podem arcar com as consequências, como multas altíssimas e sanções legais por conta da falta de gerenciamento correto dos mesmos.
Neste artigo você verá as melhores formas de gerenciar este tipo de resíduo, e a diferença deste tipo para os não inertes.
Partiremos do princípio com a classificação do resíduo
A Norma ABNT 10.004/04 diz respeito à classificação dos resíduos sólidos de acordo com a propriedade de cada um. Dessa forma, baseia-se na caracterização, como é o caso de:
- Aspectos físico-químicos
- Biológicos
- Qualitativos e/ou quantitativos das amostras
Partindo deste princípio, conforme a classificação do resíduo, é possível escolher a melhor forma de fazer a deste tipo, no caso o inerte.
Fazendo a destinação correta dos resíduos, a empresa também estará cumprindo outra lei, a nº 12.305/2010, da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), além da norma ABNT 10.004/04.
Veja abaixo a classificação de acordo dom a norma:
1. Resíduos Classe I – Perigosos
Os resíduos que podem ser considerados perigosos são os que possuem características que podem colocar em risco a saúde de quem manipula ou tem contato com ele.
Para que ele possa ser considerado um resíduo perigoso, o material deve ter ao menos uma das seguintes características:
- Inflamabilidade
- Corrosividade
- Toxicidade
- Reatividade
- Patogenicidade
Dito isso, a NBR 10.004/04 tem regras bastantes específicas para que a empresa faça a classificação e a avaliação da propriedade de cada um dos resíduos. Dessa forma, deverá avaliar de maneira que, caso sejam enquadrados como perigosos, mais cuidados sejam tomados, principalmente com o transporte e a destinação correta dos mesmos.
Resíduos não perigosos – Classe II
Não perigosos e não inertes (A)
Este tipo de resíduo não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos e nem possuem tendência de sofrer uma reação química. Entretanto, não é possível dizer que esses resíduos não trazem perigos para a saúde ou o meio ambiente.
Isso porque, os materiais dessa classe podem oferecer outras questões, sendo biodegradáveis, comburentes ou então se diluem em água.
Resíduos deste tipo precisam ter a mesma cautela para a destinação final do que os de classe I.
Não perigosos e não inertes (B)
Este tipo de resíduo não conta com nenhuma das características dos de classe I.
No entanto, se mostram indiferentes quando entram em contato com a água destilada ou desionizada, quando estão expostos à temperatura média dos espaços exteriores dos locais onde foram produzidos.
Dessa forma, este tipo de resíduo não é solúvel ou combustível fazendo com que a água deixe de ser potável, a não ser no que diz respeito à alteração de cor, turbidez e sabor, de acordo com os parâmetros apontados no anexo G da NBR 10.004/04.
A necessidade de caracterizar os resíduos para determinar seu destino final tornou-se fundamental, principalmente para evitar sua disposição em locais inadequados, que possam causar contaminação do meio ambiente.
Antes de falar sobre a destinação, saiba mais sobre os resíduos inertes
Este tipo de resíduos é caracterizados por não se decomporem e não sofrerem alteração na composição com o passar do tempo.
Por outro lado, os não inertes possuem componentes de matérias orgânicas, papéis, vidros e metais podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, com a avaliação do potencial de reciclagem de cada item.
Alguns exemplos disso, são materiais orgânicos da indústria alimentícia, lamas de sistemas de tratamento de águas, limalha de ferro, poliuretano, fibras de vidro, resíduos provenientes de limpeza de cadeiras e lodos que provém de filtros, além de EPI’s, etc.
Os inertes podem ser dispostos em aterros sanitários e até mesmo reciclados. Esses resíduos não poluem nem alteram o solo ou as águas, tendo em vista que quando em contato com ambos não são liberadas substâncias que prejudiquem.
São exemplos de resíduos inertes: Resíduos comerciais, público, de serviços de saúde, portos e aeroportos, e agrícolas.
Outros produtos podem ser considerados resíduos inertes, são eles:
- Madeiras não contaminadas
- Isopor
- Borrachas
- Latas de alumínio
- Vidros
Como fazer a destinação correta de resíduos inertes?
Este tipo de resíduo pode ser disposto em aterros sanitários.
Os outros resíduos para serem dispostos neste local deverão ser tratados para eliminar os atributos, como: radioatividade, patogenicidade, e algumas vezes podem passar pelo processo de incineração.
Dessa forma, para se destinar este tipo de resíduos, você pode ter os seguintes benefícios:
- Não haverá passivo ambiental
- Sua empresa terá respaldo perante a fiscalização ambiental e de saúde
- Controle interno de ativos e passivos
- Você estará agindo de forma adequada e ambientalmente correta
Veja abaixo o passo a passo para controlar e destinar corretamente os resíduos inertes:
- Faça a relação dos resíduos que serão descartados através de: nome, lote, validade e quantidade
- Envie a relação para a empresa contratada que coleta e dispõe os seus resíduos
- Se você ainda não tem uma empresa que faça este serviço, a Valoriza Ambiental te ajuda a encontrar uma empresa licenciada para realizar este tipo de serviço
O aterro sanitário é a melhor forma de destinar os resíduos inertes. Este processo permite que os resíduos sejam confinados de forma segura no que se diz respeito à preservação do meio ambiente e a proteção da saúde pública.
O aterro sanitário é legal e não contamina o solo, o lençol freático, as águas superficiais e as atmosferas. Falamos sobre isso porque há uma série de aterros ilegais, onde as empresas não fazem o descarte correto e isso pode gerar multas altíssimas além de prisões.
Dito isso, o aterro deve contar com um sistema de drenagem em águas pluviais e um programa de monitoramento ambiental.
Por que contar com a Valoriza Ambiental?
Nós, da Valoriza Ambiental, oferecemos para sua empresa diversos serviços. Dentre eles está a destinação correta de resíduos. Tudo o que fazemos está dentro das leis, e contamos com toda a documentação correta. O melhor de tudo isso é que agregamos valor aos seus resíduos, dessa forma, sua empresa poderá receber um cashback pelos resíduos enviados.
Conheça os nossos serviços clicando aqui.