Diagnóstico Ambiental em posto de combustível

Publicado em: 27/09/2022

Diagnóstico Ambiental em posto de combustível

Antes de iniciar um negócio neste ramo, é essencial realizar um diagnóstico ambiental em posto de combustível

Fazer um diagnóstico ambiental em posto de combustível é essencial para quem pretende abrir o seu negócio neste ramo. Isso porque, o diagnóstico é uma parte do estudo sobre os impactos ambientais que o seu negócio poderá ocasionar. Assim, serão determinados os recursos que serão utilizados em seu negócio e de que forma ele afetará o meio ambiente, se de forma positiva ou negativa. Afinal, o diagnóstico faz uma análise ampla do que sua empresa poderá ou não causar se prosseguir naquela linha.

Além disso, a cada ano que passa, as leis para crimes ambientais são cada vez mais rígidas, e, por conta disso, as empresas precisam pensar cada vez mais na sociedade e no meio ambiente, e não apenas no lucro.

Segundo a resolução CONAMA 001/86, em seu diagnóstico ambiental deve ter a área de atuação, seguida de uma descrição completa dos recursos que serão utilizados pelo seu negócio e uma análise dos recursos que sua empresa utilizará. Dessa forma, será mais fácil ter um parâmetro em relação a situação mesmo antes de montar o seu negócio.

Para isso, deve constar em seu diagnóstico a situação do local definido para suas atividades através de estudos aprofundados. Ou seja, estude todas as características de diferentes fatores sobre o local. Dessa forma, terá uma noção maior de como sua empresa impactará nos meios físico, biológicos e socioeconômicos.

Por que fazer Diagnóstico Ambiental em posto de combustível?

Postos revendedores de combustível realizam atividades altamente poluentes por conta da grande quantidade de combustíveis líquidos armazenadas.

Um dos principais impactos causados pelos postos de combustíveis ocorrem por conta do vazamento destes combustíveis derivados de petróleo, que contaminam o solo, e as águas subterrâneas. Isso ocorre porque são compostos tóxicos, ou seja, hidrocarbonetos monoaromáticos. Este é o caso por exemplo de: benzeno, tolueno, etilbenzeno, o-xileno, p-xileno e m-xileno.

Outros resíduos presentes nos postos de combustíveis responsáveis pela contaminação da água são os de alguns produtos utilizados na prática da lavagem do veículo.

Muitos postos de combustível pelo país deixam de seguir os cuidados necessários em relação aos seus resíduos, e, com isso, afetam a saúde pública e ambiental.

Normalmente, o diagnóstico ambiental é feito através da caracterização de resíduos. No caso dos resíduos líquidos são classificados de acordo com a diretriz da NBR 10.004 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Assim, são divididos em duas classes: Classe II A Não Inertes (perigosos) e Classe B Inertes.

O primeiro citado, não tem aspectos de periculosidade, sendo assim, pode trazer as propriedades de combustão, biodegrabilidade ou solubilidade em água.

Já os perigosos, ou inertes, uma vez que submetidos a testes de solubilização, não contam com constituintes solubilizados em quantidades superiores aos padrões de potabilidade da água, podendo assim contaminar.

O que é considerado na hora de elaborar um diagnóstico ambiental?

Quando o diagnóstico ambiental for feito, as condições devem ir de encontro a legislação ambiental aplicável. Dessa forma, alguns aspectos, dentre ele suas licenças operacionais em relação as práticas ambientais disponíveis devem ir de acordo com o setor de atuação.

Além disso, o diagnóstico ambiental trará para a sua empresa informações valiosas em relação aos aspectos ambientais, para que assim, você implemente de forma adequada um sistema de gestão em seu negócio e defina o que falta para a certificação de acordo com os padrões aplicáveis.

Vale considerar também que a elaboração do diagnóstico transmita fielmente a situação real do meio ambiente para as organizações que solicitam este serviço. Dessa forma, após essa etapa, um plano de ação será devidamente criado.

Criar um plano ambiental de maneira oriunda em cima da elaboração do diagnóstico ambiental, tem como objetivo colocar nos eixos qualquer inconformidade, ou então, melhorar o planejamento de seu negócio ambientalmente falando.

Dito isso, o diagnóstico auxilia as empresas a adequarem o seu empreendimento dentro dos meios legais. Além disso, a empresa operará com melhores práticas ambientais, o que reforça a imagem da marca e preserva o meio ambiente e a saúde pública.

Como o diagnóstico ambiental pode cumprir as diretrizes legais?

Para cumprir as diretrizes e os termos de referência pelo IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente) e Recursos Híbridos, deve-se destacar três partes no diagnóstico:

  • Meio Físico: Neste encontra-se tudo que envolve o clima, a qualidade do ar, os recursos hídricos, a qualidade das águas superficiais, geologia, geomorfologia e ruídos
  • Meio biótico: Tudo o que envolve a fauna e a flora, buscando preservar o meio ambiente e a saúde dos animais
  • Meio Antrópico: Tudo o que envolve a sociedade, ou seja, dinâmica populacional, economia, infraestrutura, uso e ocupação do terreno e de que forma essas pessoas serão impactadas em relação a moradia
Veja de maneira ilustrada

Veja de maneira ilustrada

Partindo destes três principais pontos, você pode iniciar sua análise.

Faça seu Diagnóstico Ambiental com a Valoriza

Nós, da Valoriza Ambiental, realizamos o serviço de Diagnóstico ambiental conforme o seu segmento.

Todos os procedimentos vão de encontro as normas propostas pelos principais órgãos ambientais.

O diagnóstico é feito com base no mercado, local e na caracterização dos resíduos, que são determinadas através de aspectos físico-químicos, biológicas e na quantidade e qualidade em que suas amostras se oferecem.

Estamos no mercado desde 2018, com a principal missão de dar valor a tudo aquilo o que se joga fora. Ou seja, tudo o que as empresas descartam sem ao menos saber se podem ou não ser reaproveitadas, o que chamamos de “valorização de resíduos”.

Para entrar em contato conosco, basta chamar a Valoriza pelo WhatsApp (19) 99580-4094 ou preencha o formulário, escrevendo seu nome, e-mail, telefone e um breve resumo de como podemos te ajudar.