Diagnóstico Ambiental

Publicado em: 22/09/2022

Diagnóstico Ambiental

Veja o que é o diagnóstico ambiental e a importância dele para uma empresa

Diagnóstico ambiental, trata-se de uma parte do estudo sobre impactos ambientais, onde serão determinados os recursos utilizados por uma instituição e de que forma eles impactam o meio ambiente, seja positiva ou negativamente. Isso porque, ele analisa de forma ampla qualquer dano que uma empresa pode vir a causar.

É cada vez mais necessário que as empresas tenham consciência ambiental para desempenhar suas atividades, dessa forma, com o diagnóstico ambiental, é mais fácil fazer uma gestão.

Além disso, de acordo a resolução CONAMA 001/86, que traz um contexto sobre estudo de impacto ambiental, o diagnóstico ambiental da área de influência do empreendimento deve apresentar uma descrição completa e uma análise dos recursos ambientais e suas interações. Dando assim, as suas características da situação ambiental mesmo antes da implementação do projeto.

Por conta disso, o diagnóstico ambiental deve retratar a qualidade ambiental através de estudos aprofundados, trazendo características de diferentes fatores daquele ambiente. Assim, permite entender as interações existentes entre os meios físico, biológico e socioeconômico da área onde a empresa irá atuar.

Para cumprir as diretrizes citadas anteriormente e cumprir o termo de referência estabelecido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Híbridos – IEMA, o diagnóstico pode ser dividido em três partes:

  • Meio Físico: Envolve clima, geomorfologia, qualidade do ar, recursos hídricos e a qualidade das águas superficiais, além de ruídos.
  • Meio Biótico: Fauna e flora
  • Meio Antrópico: Dinâmica populacional, economia, infraestrutura, uso e ocupação do solo e organização social

Em que é baseado o diagnóstico?

Como foi citado anteriormente, o diagnóstico define se a empresa pode ou não executar as suas atividades na região escolhida. O intuito principal é que poucas mudanças sejam feitas, e de preferência que sua maioria sejam positivas. Por conta disso, é necessário que não apenas o empreendedor seja beneficiado, mas também que o meio ambiente e a população se mantenham saudáveis.

Para guiar o diagnóstico, é necessário que o planejamento de sua empresa responda as seguintes questões:

  • O que precisa e de que forma isso será utilizado?
  • De que maneira serão adquiridos esses recursos?
  • Onde serão adquiridos?
  • Com qual frequência e em que época do ano esses recursos serão usados?

Com isso, na hora de fazer o diagnóstico será mais prático, sabendo como a empresa pode evitar ou reduzir os riscos ao meio ambiente e à saúde pública.

Qual a importância do diagnóstico ambiental para uma empresa?

Quando uma empresa vai iniciar as atividades dentro do seu mercado, não deve pensar apenas em lucro, ou em algo que apenas a beneficie, sem olhar para um todo que estará envolvido dentro deste empreendimento.

Dito isso, o diagnóstico ambiental serve para dar mais credibilidade para uma empresa, que segue uma linha sustentável e a responsabilidade ambiental. Ou seja, é a forma coma qual aquele negócio se preocupa perante a sociedade, questões econômicas e principalmente a natureza.

Se não houver o estudo de impacto ambiental, a empresa corre o risco de se instalar em um local onde os recursos naturais se esgotem, e assim, causem danos irreversíveis. Dessa forma, a empresa que contratar o serviço de diagnóstico ambiental com a Valoriza Ambiental deve saber que está operando totalmente dentro dos conformes em relação ao meio ambiente, sendo socialmente responsável.

Onde se aplica o Diagnóstico?

Este processo geralmente é realizado de forma sistemática em conglomerados industriais no sentido de relatar aos acionistas a situação ambiental, o que hoje é um item essencial.

Dessa forma, ele também é aplicado em avaliações ambientais e sustentáveis, e, o empreendimento pode negociar de acordo com as finalidades de compra, venda e aquisições, por exemplo.

O diagnóstico ambiental é aplicado no início de um longo trabalho que será feito, e muitas é feito por solicitação de um órgão de controle.

Benefícios do diagnóstico ambiental

  • Ele garante a atuação ecológica da empresa ou empreendimento
  • O diagnóstico ambiental prevê estratégias para minimizar potenciais problemas ambientais
  • Traz um conhecimento melhor sobre a atuação de seu negócio
  • É feito conforme as legislações ambientais vigentes

Como trabalhamos com isso?

Nós, da Valoriza Ambiental, oferecemos para nossos clientes o diagnóstico de acordo com o que se diz respeito ao meio ambiente.

Realizamos este serviço principalmente em indústrias, e empresas geradoras de resíduos, como por exemplo, postos de combustível. Nossa equipe é especializada neste tipo de serviço.

Isso é feito através da caracterização dos resíduos sólidos dentro da lei 12.305/2010 da PNRS, seguindo o artigo 18 e 19 desta lei, natituem o plano de municipal de gerenciamento de resíduos e o diagnóstico ambiental.

Caracterização de Resíduos

Caracterização de Resíduos

Do que se trata a caracterização de resíduos?

A caracterização de resíduos consiste em determinar os aspectos físico-químicos, biológicos, de forma qualitativa ou quantitativa das amostras. Dessa forma, é possível obter resultados que serão analisados, e, à partir daí, destinar da melhor forma possível cada um deles.

Além disso, oferecemos outros serviços de consultoria, como:

  • Elaboração do plano de gerenciamento de resíduos
  • Licenciamento ambiental
  • CTF- Cadastro Técnico Federal e certificado de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais
  • Relatório de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais – RAPP (IBAMA).
  • Entre outros

Quer saber como contratar nossos serviços? Basta preencher o formulário clicando aqui.