Impactos Ambientais de Resíduos Industriais

Publicado em: 15/09/2022

Impactos ambientais de resíduos industriais

Os impactos ambientais de resíduos industriais são incontáveis

Os impactos ambientais de resíduos industriais são inúmeros. Isso porque, dependerá do tipo de resíduo que a empresa está produzindo, e de que forma ele é tratado. Por conta disso, é necessário que se faça uma gestão adequada para evitar tais impactos.

Dentre as causas dos resíduos sólidos vemos por exemplo a poluição da atmosfera, poluição hídrica, de solo e visual. Além disso, dependendo do tipo de resíduo, isso afetará diretamente na saúde pública, podendo resultar em doenças em massa. Gerir mal os seus resíduos também podem ocasionar em penalidades inafiançáveis, caso seja visto como crime ambiental.

Grande parte dos mais de 5.500 municípios do Brasil, não contam com recursos técnicos e financeiros para solucionar os problemas causados pela má gestão de resíduos por parte dessas indústrias. Por conta disso, quem sofre com os impactos ambientais de resíduos industriais é toda a população

Além disso, a economia também sofre com este tipo de negligência. Afinal, quando não identificam quem gerou aquele resíduo, os principais órgãos públicos acabam tendo que gastar um valor que não estava previsto no planejamento financeiro dos municípios.

A variedade de resíduos é grande: Dos orgânicos aos inorgânicos, dos entulhos, até os recicláveis, todo resíduo tem um valor. E a Valoriza Ambiental trabalha por isso. Trazer valor aos seus resíduos, fazendo o direcionamento correto, dentro das leis, e se possível, trazendo retorno para sua empresa com o descarte correto de seu resíduo.

Esse processo é conhecido como gerenciamento de resíduos, que ocorre por uma serie de ações que minimizam os impactos ambientais através da geração de resíduos por industrias e empresas, garantindo, coleta, armazenamento, tratamento, transporte e descarte adequado para todos eles. Vale ressaltar, a obrigação de armazenar estes resíduos é de quem os gera. Veja abaixo mais informações.

Neste artigo você verá alguns tópicos como:

  • Impactos ambientais em decorrência de má gestão de resíduos industriais
  • Quais as principais consequências da poluição e desses outros impactos

Impactos ambientais em decorrência de má gestão de resíduos industriais

Se sua empresa gere mal os resíduos sólidos, corre grande risco de contaminar o meio ambiente. Dessa forma, pode trazer impactos significativo para grandes conglomerados de pessoas e também para o ecossistema.

Por outro lado, quando se faz a gestão de resíduos da forma correta, será um passo fundamental para preservar o meio ambiente e a saúde pública.

A má gestão resulta em diversos tipos de poluição. Além disso, é prejudicial para a saúde de todos. As multas para quem não faz essa gestão corretamente são altíssimas, podendo levar em alguns casos a fecharem as portas. Isso porque, dependendo da gravidade do que o seu resíduo causou, além da multa, terá de pagar indenização para todos os prejudicados.

Na lei nº 12.305/2010, é estabelecida a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que expõe as responsabilidades das empresas para que faça o gerenciamento de resíduos de forma responsável. Além disso, a lei orienta as empresas a implementar diretrizes de gestão integrada, onde, todos os resíduos presentes tenham procedimentos de gestão responsável.

A resolução 001/86 da CONAMA, define o conceito de impacto ambiental e também de medidas administrativas que as empresas responsáveis devem tomar.

No art 1º define-se impacto ambiental “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente. Causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que, direta ou indiretamente afetam:”

“I- A saúde, a segurança e o bem-estar da população”
“II- As atividades sociais e econômicas”
“III- A biota”
“IV- As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente”
“V- A qualidade dos recursos ambientais”.

Dessa forma, é de absoluta importância que as empresas façam essa gestão de seus resíduos da forma correta.

Poluição e outros impactos causados pelo descarte incorreto de resíduos industriais

Como falamos anteriormente, a poluição nada mais é do que a degradação do meio ambiente por um ou mais aspectos que prejudicam-no.

Esses são os chamados poluentes, que são ocasionados pela liberação tanto de matéria, quanto de energia. Este problema começou a crescer no período da segunda revolução industrial, que trouxe a urbanização das cidades e evolução em relação as indústrias química, elétrica, petrolífera, etc.

Veja abaixo alguns tipos de poluição que são causadas devido o descarte incorreto de resíduos.

1. Poluição da Atmosfera

A poluição atmosférica está ligada diretamente a contaminação de gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia. Esses são responsáveis pelo dano ambiental de uma região.

A poluição no ar, que todos conhecemos, é uma das maiores responsáveis pelo aquecimento global e um dos pilares pelos problemas ambientais atuais.

Gerar resíduos pode resultar em contaminação dos efluentes

Gerar resíduos pode resultar em contaminação dos efluentes

2. Poluição das águas

A poluição hídrica se dá pelo contato de qualquer resíduo ou energia que modifique as propriedades de rios, lagos, mares e represas.

Os principais responsáveis pela poluição hídrica, são os efluentes industriais. Ou seja, produtos químicos, metais pesados, combustíveis, entre outros. Outros responsáveis por este tipo de poluição estão no setor do agronegócio, como é o caso de fertilizantes ou agrotóxicos.

Ter contato com este tipo de substância ou ingerir água contaminada pode gerar sérios riscos para a saúde humana. Além disso, este mesmo problema pode ser associado aos animais, principalmente os que moram em rios e mares, que muitas vezes tem suas vidas tiradas devido a contaminações causadas por essas indústrias. Fora todo o prejuízo, ainda resultam em águas mal cheirosas, além da proliferação de microrganismos.

Este é um assunto muito delicado, isso porque, segundo dados de 2020 da ONU, divulgados pelo jornal da USP, 15 mil pessoas morrem por ano devido a falta de saneamento.

3. Poluição do solo

Quando falamos em poluição do solo, consiste em qualquer mudança em sua natureza ou na composição daquele solo quando entra em contato com algum componente químico, ou resíduos sólidos ou líquidos.

Esse tipo de poluição traz grande risco. Isso porque pode tornar o solo infértil, ou tirar a utilidade do mesmo, além de trazer riscos para a saúde dos humanos, dos animais e das plantas.

Nos centros urbanos, a contaminação ocorre principalmente pelo acúmulo de resíduos. São os considerados resíduos sólidos urbanos, encontrados em áreas irregulares de descarte.

Por outro lado, nas zonas rurais, o uso indevido de adubo e outros compostos químicos são o principal causador da poluição do solo.

Veja outros impactos ambientais de resíduos industriais

O acúmulo de resíduos industriais podem ocasionar em outros impactos, dentre eles.

1. Alagamentos em períodos com grande volume de chuva

Quando o descarte é feito incorretamente, pode resultar em resíduos presentes a beira de rios, ralos, ou em zonas de escoamento da água. Dessa forma, reflete diretamente causando possíveis alagamentos e transbordamentos dos rios.

2. Proliferação de endemias

O acúmulo de resíduos descartados de forma irregular, podem resultar em vírus, pragas e outros componentes responsáveis por uma endemia, colocando em risco a saúde pública.

3. Redução de expectativa de ida de aterros sanitários

Muitos resíduos podem ser reaproveitados, ou reciclados, no entanto, muitas empresas apenas descartam, sem se preocupar com o meio ambiente.