Saiba como melhorar a imagem de sua empresa aderindo aos hábitos do Marketing Verde
O marketing verde é uma estratégia de marketing com o foco em ações que beneficiem o meio ambiente. Isso pode ser feito tanto na produção, quanto no operacional, ou divulgação do produto ou serviço. Ele também pode ser conhecido como marketing ambiental ou ecomarketing.
As empresas sempre querem se destacar e mostrar para os seus clientes e para o restante do mercado que são engajadas em causas sustentáveis. Isso muitas vezes é feito com os produtos “verdes”, “eco-friendly”, ou 100% naturais, dentre tantas outras expressões tão conhecidas.
No entanto, o marketing verde não se resume apenas a isso, muito pelo contrário, vai muito além. Isso porque, empresas geradoras de resíduos devem fazer o gerenciamento correto dos mesmos. Isso está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Marketing verde não deve ser feito apenas “para gringo ver”, isso deve partir de dentro para fora. Ou seja, você deve passar este exemplo para os seus funcionários.
O que é o Marketing Verde?
Essa estratégia, conhecida também como marketing ambiental ou ecomarketing, trata-se de uma estratégia de marketing que foca nos benefícios, ou na redução de malefícios dos produtos da empresa. Tudo isso deve ser feito no modo de produção ou na postura em geral em relação ao meio ambiente.
Em resumo, este tipo de marketing, que deveria ser uma obrigação da empresa, é feito de forma obrigatória, como um apelo ambiental.
Ou seja, as empresas de modo geral utilizam para vender a imagem da sua empresa como conscientemente ecológica.
Ter essa tal consciência é um imperativo nos últimos tempos.
Por isso, a empresa não deve apenas passar uma imagem consciente, mas mostrar uma atitude real de transformação, responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica.
Veja um pouco sobre a história deste tipo de marketing
O marketing ambiental surgiu na Europa e nos Estados Unidos a partir de um despertar geral da consciência socioambiental na população.
Com isso, este despertar começou na década de 60, no entanto, seus impactos (assim como o poder de transformar e influenciar) no mercado são percebidos mais fortemente no início dos anos 90.
Com o tempo, foi-se tomando uma preocupação crescente a escassez dos recursos naturais. E junto ao Marketing Verde, surgiu o consumo consciente. No entanto, este deve ser feito tanto pelos clientes, quanto pelo empresário. Isso porque, mesmo ele sendo empresário, também é consumidor de outras empresas. Isso deve se tornar um ciclo comum.
No Brasil, o marketing ambiental surgiu junto com as multinacionais europeias e norte-americanas, que vieram atuar no país. Além disso, passou a ganhar força a partir da década de 90.
Algumas campanhas de entidades terceirizadas, em especial, eram os principais responsáveis para que as empresas percebam a importância deste tipo de ação.
Quais são os princípios do Marketing Verde?
Para estar dentro da proposta do marketing ambiental, a empresa deve ser:
- Ecologicamente correta
- Economicamente viável
- Socialmente justa
- Culturalmente aceita
Sendo assim, só de falarmos sobre isso, mostra que a necessidade vai muito além do meio ambiente, mas atua também de forma econômica, social e cultural.
Para isso, existem algumas letras que representam de forma resumida ao marketing ambiental, são elas:
Os 3 Rs (Reduzir, reutilizar e reciclar).
E também os 4 Ss (Segurança, sustentabilidade, satisfação do consumidor e aceitação social “Social Acceptance”).
Se a sua empresa investe nestes atributos, ela irá não apenas economizar energia e dinheiro, mas processos produtivos e colaborar para um meio ambiente saudável. Além disso, é possível lucrar com qualidade. Ou seja, aderindo ao reuso ou a reciclagem. Dessa forma, a empresa irá economizar energia e gastos em novos recursos, podendo reaproveitar os seus.
Por conta disso, ele deve ser feito através de atitude, e não apenas com belas palavras.
Quem não investe neste tipo de marketing, deve incorporar práticas de responsabilidade ambiental. Dessa forma, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável devem ser levados em consideração.
Se isso não for levado em conta, pode ser considerado um Greenwashing.
O que é o Greenwashing?
Quando uma empresa vende uma imagem, e não demonstra a atitude de acordo com o que diz, isso pode ser extremamente nocivo (e algumas vezes fatal). Isso não se dá apenas ao caso do planeta.
Pense na seguinte situação:
Uma empresa da área industrial, fala sobre a importância da reciclagem para os seus clientes abertamente. No entanto, essa mesma empresa descarta óleo e outros resíduos perigosos em represas e rios.
Isso faz da empresa uma greenwashing.
Este termo pode ser traduzido como “lavagem verde”, e é exatamente o que o nome sugere. As empresas enganam os consumidores, mascarando sua postura totalmente contraditória ao seu lindo discurso de marketing verde.
Por conta disso, os produtos precisam se provar ecologicamente corretos e sustentáveis.
Enganar o seu consumidor irá arruinar totalmente a imagem da empresa.
Busca melhorar em relação a sua estratégia e a forma com a qual trabalha?
Invista fortemente em reciclagem e reaproveitamento de materiais de forma ambientalmente e socialmente correta.
Além disso, se possível, elimine ou substitua produtos poluentes por outros que não sejam, ou que sejam menos.
Faça a separação e destinação correta de seus resíduos.
Além disso, é possível que sua empresa evite a degradação do meio ambiente.
Caso não sabia como fazer nada disso, conte conosco, da Valoriza Ambienta. Somos uma startup que oferece soluções ambientais, e ajuda o cliente na destinação e no gerenciamento de seus resíduos.
Gostaria de conhecer nossos serviços, entre em contato conosco.