O que é resíduo industrial

Publicado em: 13/09/2022

O que é resíduo industrial

O que é resíduo industrial? Ele traz riscos para a saúde?

Saber o que é resíduo industrial é essencial para que entenda o que ele pode causar, e como ele é gerado. A cadeia industrial, é a principal responsável pela geração destes resíduos. São resultado de todas as etapas para fabricação de produtos.

Estes resíduos podem ser encontrados em diferentes formas. Isso dependerá de que segmento é a sua empresa.

Por exemplo: Produtos químicos borracha, gases, plásticos, papéis, borracha, entre outros.

Mas como esses resíduos são descartados? Qual é a forma correta de se fazer? Neste artigo verá tudo o que precisará saber sobre resíduo industrial.

Eles podem ser tratados como uma grande variedade de sobras, dejetos, entre outros restos. Algumas empresas denominam como lixo industrial.

Além disso, podem ser encontrados em diversos estados, ou seja: sólidos, líquidos ou gasosos. Alguns destes resíduos podem ser reciclados, tudo dependerá da forma com a qual ele foi usado e por quais tipos de processo ele passou.

A norma regulamentadora NR 25, criada pelo Ministério do Trabalho e emprego, apontam o que são os resíduos e de que forma a indústria lida com eles.

A NR 25 ainda dispõe de que os resíduos podem ser: cinzas, lodos, óleos, escórias, poeiras, borras, etc.

Por que é importante que a sua indústria classifique os seus resíduos?

Quando uma empresa conhece o tipo de resíduo que produz e fazer a classificação dos mesmos. Para isso, é importante que encontrem a melhor maneira de fazer este descarte. Dessa forma, evitará que os mesmos façam mal ao meio ambiente e também aos seres humanos.

No entanto, devem levar em consideração as particularidades de cada componente.

Sendo assim, as indústrias devem direcionar os seus resíduos para lugares adequados, como por exemplo aterros sanitários, onde terão destinados corretamente e tratados. Junto às leis, a NR 25 devem direcionar cada passo.

Nós, da Valoriza Ambiental fazemos o processo de coleta e destinação. No entanto, é necessário que sua empresa faça a separação correta dos resíduos.

Por conta disso, sabendo como classificar os seus resíduos, as empresas devem instalar e obter ferramentas para separar, acondicionar e fazer o armazenamento de cada um deles.

Dito isso, caso precise de orientação para separar os seus resíduos da maneira certa, pode contar com a Valoriza Ambiental. Isso porque, damos consultoria para as indústrias, para a separação correta. Entretanto, o suporte presencial ocorre apenas no estado de São Paulo, nos demais, a orientação para a separação ocorre de forma remota, por vídeo.

Quais são os tipos de resíduos industriais?

Conforme prevê a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) classifica os resíduos na NBR 10004.

Sendo assim, eles são classificados como perigosos e não perigosos.

O que é resíduo industrial perigoso?

Os resíduos industriais perigosos, ou resíduos classe I, como são chamados, tratam-se de materiais contaminantes. Eles trazem riscos ao meio ambiente e à saúde pública.

Dessa forma, podem trazer características reativas, patogênicas, inflamáveis, corrosivas e tóxicas também.

Alguns exemplos deste tipo de resíduos são:

  • Baterias
  • Pilhas
  • Tintas
  • Produtos químicos ou radioativos
  • Solventes
  • Pastilhas de freio

O que é resíduo industrial inerte?

Os resíduos não perigosos, ou classe II são divididos em dois tipos diferentes. Sendo assim, é podem ser classificados como inerte e não inerte.

Classe II A: Não Inertes

Estes são possivelmente contaminantes. Ou seja, não contém, ou tem uma baixa periculosidade. Por conta disso, apresentam características como: combustibilidade, são biodegradáveis ou se misturam em água.

Alguns exemplos deste tipo de resíduo:

  • EPIs não contaminados
  • Tecidos
  • Gesso
  • Fibras de vidro
  • Restos de madeira

Classe II B: Inertes

Estes são objetos não contaminantes. Por conta disso, mantém a água potável. Além disso, podem ser reciclados.

Veja alguns exemplos de resíduos industriais inertes:

  • Pedras
  • Tijolos
  • Areia
  • Sucatas de ferro
  • Isopor
Resíduos industriais podem trazer sérios riscos

Resíduos industriais podem trazer sérios riscos

Quais os impactos ambientais causados pelos resíduos industriais?

O Brasil conta com uma enorme quantidade de indústrias. Por conta disso, a quantidade de resíduos produtivos também é alta, e tem crescido cada vez mais.

O maior problema em meio a tudo isso surge quando a maior parte dessas empresas não passam por nenhum tratamento. Inclusive, pode piorar a situação, quando esses resíduos são descartados em efluentes ou então em lixões a céu aberto.

Isso pode causar sérios problemas para a saúde e o meio ambiente. Dessa forma, caso se acumule água em pneus usados, o mosquito da dengue pode se proliferar. Por outro lado, se despejar óleo ou combustíveis em mares e rios, poderá acabar com toda a vida lá presente.

Além disso, prejudicará a saúde pública, com poluentes e infectando os pescados, podendo causar assim intoxicação alimentar ou algo muito mais grave.

Em alguns casos, este tipo de situação é irreversível. E é por conta disso que os resíduos industriais devem ser armazenados e transportados separadamente. Dessa forma, irá garantir que nenhum tipo de contágio indesejado aconteça.

Como apresenta perigo para a saúde dos habitantes, o descarte inapropriado é considerado crime ambiental. Com isso, a empresa pode ser acusada e perder todas as suas certificações ambientais, por exemplo a ISO 140001. Dessa forma, sua empresa não conseguirá mais realizar financiamentos para manutenção.

Por fim, descartar o seu resíduo inapropriadamente, também irá ocasionar na insatisfação de seus clientes. Assim, sua empresa logo terá de fechar as portas.

De acordo com a legislação brasileira, as empresas são obrigadas a gerenciar, transportar, tratar e destinar os seus resíduos, mesmo que precisem contratar uma empresa especializada para isso.

Esse processo deve ser feito de forma contínua e ininterrupta. Ou seja, enquanto estiver produzindo este tipo de resíduo a empresa é responsável por ele.

Por que descartar os resíduos industriais?

Quando faz o descarte de seus resíduos da forma correta, as empresas podem considerar que adotam o marketing verde. Assim, evita qualquer tipo de poluição.

Além disso, é possível conseguir que faça mais financiamentos ou até mesmo descontos, e melhora a imagem pública. Por conta da exigência dos clientes que tem subido, e com isso, sua empresa precisa estar alinhada com essas exigências.

Conclusão

A importância de fazer o descarte correto dos resíduos é imensurável. Isso porque são componentes que ameaçam o meio ambiente e o bem-estar público.. Além disso, que não adota essas práticas estão cometendo crime ambiental e a empresa que não estiver dentro das normas podem perder suas certificações ambientais.

Conforme a NBR 14.001, os resíduos são divididos em duas classes e três categorias: Classe I (perigosos), Classe II A (não inertes) e classe II B (inertes).

É fundamental que as empresas saibam separar os resíduos em categorias, para assim, descartar os mesmos de forma correta.

Por fim, o descarte correto é realizado através da análise, separação por categoria e transporte.

Gostou deste conteúdo e precisa de serviços? Conte conosco, da Valoriza Ambiental. Nós oferecemos todo o suporte necessário para o descarte de resíduos industriais e automotivos.