PGRS: Quais são seus benefícios?

Publicado em: 08/12/2022

PGRS

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é essencial para todo tipo de empresa gerador e há muitos benefícios em se fazer

O PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) é um documento que identifica o tipo e a quantidade de resíduos sólidos que são gerados pela empresa. Além disso, ele vê quais são as práticas ambientalmente corretas adotadas pela mesma em relação a segregação, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, destinação e a disposição final da mesma.

Há muitas dúvidas sobre este documento, que podem ser tiradas, bem como benefícios ao se fazer.

De acordo com a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), todos são obrigados a elaborarem a PGRS. Dessa forma, eles mostrarão sua capacidade de destinar de forma ambientalmente correta e gerir adequadamente os resíduos.

Além disso, empresas que não aderem o que determina a PNRS, sofrem penalidades. Isso poderá resultar na perda da licença de operação, pagamento de multas ou nos piores casos prisões, podendo ficar em reclusão de até três anos para todos os responsáveis.

Por isso, se faz necessário o plano do Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

O que é a PGRS?

Já citamos anteriormente o que significa essa sigla. Dessa forma, falaremos sobre o que se trata.

Ele é um documento técnico que analisa o tipo e a quantidade de cada tipo de resíduos gerados por uma única empresa.

Através dele, são indicadas as formas ambientalmente corretas para o manejo, bem como, o acondicionamento, transporte, a forma com a qual os resíduos são tratados, incluindo reciclagem, destinação e disposição final. Ou seja, através dele, as empresas demonstram de forma legal que aderem ao gerenciamento legal.

Para elaborar o PGRS, são definidas medidas e procedimentos para manejar e gerenciar corretamente os resíduos. Ele tem como objetivo minimizar os impactos ambientais.

Este documento deve ser feito por um profissional responsável técnico que esteja habilitado para este tipo de serviço.

O documento precisa atender ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os municípios que o tem. Entretanto, caso não haja plano municipal, não quer dizer que a empresa deixe de elaborar a PGRS. Ou seja, independentemente disso, são obrigados a elaborar, afinal, é lei, responsabilidade dos geradores.

Além disso, as empresas que elaboram o Plano, além de cumprirem com a lei, também demonstram que os seus processos de produção são controlados, para assim, evitar consequências para a saúde humana.

Ele também pode ser condicionado e integra o licenciamento ambiental de atividades potencialmente poluidoras.

Quais empresas são obrigadas a elaborar o PGRS?

A lei 12.305/2010 da PNRS, determina que a execução e elaboração da PGRS são obrigatoriamente de quem gera os resíduos. Os mesmos devem se responsabilizar por eles.

A elaboração é obrigatória para um determinado grupo de empresas, são elas:

  • Geradores de resíduos dos serviços públicos de saneamento básico. No entanto, isso não inclui resíduos sólidos urbanos domiciliares e de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros, vias públicas e outros serviços de limpeza urbana. Aqui, são consideradas as empresas de tratamento de água e escoto, bem como as de drenagem de água pluvial, dentre outros.
  • Quem gera resíduos industriais, ou seja, qualquer tipo de indústria no país. Isso vai desde a alimentícia, automobilística, até a de eletrônicos e serrarias
  • Empresas geradoras da construção civil. Ou seja, empresa de construção, reformas, reparos e demolições de obras, que resultam em escavação e preparação de terreno para obras
  • Empresas geradoras de resíduos perigosos. Aqui encaixam-se produtos químicos, por exemplo
  • Geradores de resíduos em serviços de transporte: aqui enquadram-se portos, aeroportos, terminais e alfandega, além de rodoviárias, passagens de fronteiras e ferroviárias
  • Geradores de resíduos do agronegócio e silviculturas: Aqui estão inclusos: frigoríficos, matadouros, abatedouros, açougues, e indústrias processadoras de produtos agrícolas

Quais os benefícios da PGRS?

O PGRS quando é elaborado, implantado, executado e monitorado da forma correta, oferece diversos benefícios para a empresa. Dentre eles, um ambiente organizado para trabalhar, menos custos e minimização de riscos decorrentes de uma má gestão.

Os principais benefícios são:

Com a PGRS você economiza de diversas formas

Com a PGRS você economiza de diversas formas

Redução de custos com destinação final

Elaborar e implantar o Plano corretamente contribuem para reduzir custos na hora de destinar os resíduos. Isso porque, quando se elabora o documento, é necessário fazer o diagnóstico da fonte e da geração de resíduos.

Além disso, a empresa deve propor medidas para reduzir o impacto. Dessa forma, irá evitar que os resíduos sejam destinados da forma incorreta, o que acarretaria diretamente nos custos de destinação.

Redução de custos com matéria-prima

O diagnóstico da fonte gerador de resíduos permite criar indicadores de desempenho e desperdício da matéria prima ao longo dos processos. Assim, auxilia na identificação de falhas destes processos.

Dessa forma, a empresa elimina desperdícios e vê possibilidade de reaproveitar as perdas dentro de outros processos.

A PGRS reduz custos com equipamentos para armazenar resíduos

Quando você elabora a PGR, há as seguintes determinações: quantidade, tamanho, tipo e localização dos equipamentos de segregação, principalmente a quantidade de profissionais necessários para gerir seus resíduos. Assim, evita gastos desnecessários com equipamentos ou contratações não necessárias.

Otimização de espaço e melhora na organização

Com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é possível identificar cada tipo de resíduo, e a quantidade gerada, assim como o método de geração final. Ou seja, aterro sanitário, tratamento, aterro individual, reciclagem, etc.

Sendo assim, é mais fácil determinar a melhor localização para armazenar esses resíduos e a periodicidade ideal para a coleta dos mesmos. Isso ajudou muito para organizar o espaço dentro da empresa.

Previne e controla os impactos ambientais

Da mesma forma que é a maior exigência, também é um dos benefícios. Isso porque, ao preservar o meio ambiente, além de ajudar a sua empresa, você ajuda a saúde pública e do meio ambiente.

Melhora a imagem de sua empresa

Empresas que aderem a práticas sustentáveis tem mais destaque tanto com clientes, quanto em relação as demais empresas no mercado. Por conta disso, essa pode ser uma arma poderosa para que sua empresa ganhe destaque.

Precisa de uma empresa para te auxiliar com a PGRS e a no gerenciamento de resíduos?

Nós, da Bem Estar Hospitalar contamos com uma equipe especializada, que poderá melhorar a sua gestão de resíduos sólidos. Além disso, te auxiliamos na elaboração de documentos importantes para que assim, sua empresa não sofra com as punições pesadas, nem cometam crimes ambientais sem ter a intenção.

Preencha o formulário que entraremos em contato com você.