Reciclagem de Resíduos: Por que fazer?

Publicado em: 10/11/2022

Reciclagem de resíduos: Por que fazer?

Para preservar o meio ambiente e a saúde pública, fazer Reciclagem de Resíduos é de suma importância

A Reciclagem de Resíduos é uma ação continuada de coleta e processamento dos mesmos, que em algumas situações seriam jogados no lixo. Fazer este tipo de ação ajuda a preservar o meio ambiente, bem como a saúde pública e a fauna. Isso porque, o descarte incorreto destes resíduos podem resultar em graves problemas para a sociedade e o mundo.

Estes resíduos podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos, assim, ainda terão utilidade de alguma forma.

Além disso, reciclar ajuda a conservar os recursos naturais, como são os casos de: Água, madeira e minerais, reduzindo assim, a necessidade de extrair novas matérias-primas. Os materiais reciclagem não requerem muita energia para serem remanufaturados em relação a transformação de novas-matérias primas em produtos utilizáveis, dessa forma, gera economia.

Outra grande razão para se reciclar é que o ato oferece para quem o faz, e para quem tem incentivo em sua empresa de fazer, a educação ambiental. Tal como a coleta, triagem e o processamento dos resíduos.

Além disso, a reciclagem é uma excelente atividade rentável, isso porque ela gera empregos. Ela também reduz a quantidade de resíduos que são enviados para aterros sanitários ou lixões a céu aberto. Dessa forma, prolonga a vida útil desses solos. Os aterros também são fiscalizados e tributados, por conta disso, se houver mais resíduo do que a capacidade permitida, quem paga a multa são os contribuintes.

Qual é a origem da reciclagem?

Desde o início dos tempos o lixo existe. Os nômades já faziam o descarte de restos de animais que caçavam e, conforme o homem foi “evoluindo”, a quantidade de lixo produzida por ele também cresceu.

Segundo um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), as civilizações antigas (como é o caso dos hindus) já contavam com sistema de esgoto, além da pavimentação das ruas. Os israelitas, por sua vez, contavam com regras explícitas de como descartar seus excrementos e os restos de animais sacrificados, assim como os cadáveres e lixo produzido no reino.

Já na idade média, diversas cidades italianas destinavam objetos e carcaças de animais. Além disso, eliminavam águas parada e proibiam fezes nas ruas.

Ainda no período da idade média, onde se iniciaram os primeiros trabalhos de coleta de lixo. A princípio, eles eram feitos de forma particular, mas, quando fracassavam, a opção era tornar-se um serviço público. Eles eram exercidos pelos carrascos da cidade e seus auxiliares.

O que é reciclagem?

O que é reciclagem?

O que é reciclagem?

Para entender o conceito de reciclagem é simples. Afinal, trata-se de transformar algo que não é mais útil e torná-lo novamente uma matéria-prima para que se forme um item igual ou sem relação com a anterior. Isso é feito de diversas maneiras.

Por exemplo, bens de consumo cotidianos. Ou seja, latas de alumínio, garrafas PET ou papel. Esses materiais são alguns dos campeões de reciclagem. Este tipo de material é reciclado desde o início do século XX, quando muitos produtos eram reutilizados devido às crises econômicas (como a da primeira guerra mundial). Além disso, na década de 40, alguns produtos como nylon e borracha eram racionados e reciclados. Isso ocorreu para ajudar a manter a estabilidade durante a segunda guerra.

Depois de um tempo, países como os Estados Unidos prosperaram economicamente e cresceu significativamente a cultura do consumo e desperdício. Já na Europa, que ficou quebrada após a segunda guerra, houve a implantação do Plano Marshall.

Este plano previa a ajuda de 17 bilhões de dólares dos EUA aos países devastados pela segunda guerra. Isso foi fundamental para a reconstrução econômica de Inglaterra, França, Alemanha e Itália.

Assim, tanto os EUA, quanto a Europa viveram anos de colaboração comercial, que iriam trazer novamente o êxito econômico. Dito isso, foi apenas nos anos 70 que a reciclagem voltou a ser pauta no mundo. Podemos destacar a criação do dia da terra, grande destaque da agenda ambiental.

Como fazer a Reciclagem de Resíduos?

Há várias formas de destinar o seu resíduo para reciclagem. De início, é necessário que saiba se o seu produto é reciclável. Provavelmente essa informação estará contida na embalagem por meio do símbolo de reciclagem. Dessa forma, basta que você faça a separação correta de seus resíduos.

No entanto, muitas pessoas e muitas empresas não sabem distinguir ou fazer a separação adequada de resíduos.

O descarte deve ser feito pela própria empresa, e encaminhado para a destinação correta por uma empresa especializada neste tipo de serviço.

Conte com a Valoriza Ambiental para gerenciar todos os resíduos gerados pela sua empresa

Se você e seus funcionários não sabem qual é a forma correta de separar os resíduos gerados, não tem problema. Nós da Valoriza Ambiental enviamos para a sua empresa o equipamento correto para a separação de resíduos por tipo.

Além disso, oferecemos uma consultoria de como se descartar estes resíduos. Nossa coleta e destinação ocorre periodicamente, por conta disso, é sempre necessário que esteja atento a quantidade e o tipo de resíduo gerado.

Isso porque, fazemos a conferência dos mesmos para que assim possam ser destinados.

Não destinar os resíduos corretamente pode causar várias consequências para sua empresa. Dentre elas estão: Multas, suspensão de atividades por tempo indeterminado e nos casos mais graves, detenções.

Por conta disso, estamos aqui e iremos te ajudar na reciclagem de resíduos e destinação final. O melhor de tudo isso é que agregaremos valor aos seus resíduos, podendo oferecer inclusive um cashback. Dessa forma, ao invés de gastar, você ganhará dinheiro com o seu próprio resíduo.

Quer saber mais sobre o funcionamento de nossos serviços? Basta preencher o formulário que entraremos em contato com você.