Reciclagem e reutilização: Quais são as diferenças?

Publicado em: 01/11/2022

Reciclagem e reutilização: Quais são as diferenças?

Reciclagem e reutilização são duas práticas que estão sendo cada vez mais utilizadas dentro das empresas, mas você sabe a diferença?

Saber a forma correta de fazer a reciclagem e reutilização de resíduos e materiais é de suma importância para evitar o desperdício e o meio ambiente. Sendo assim, uma discussão levantada principalmente nos últimos anos, mostra a importância real de fazer a destinação destes resíduos.

No entanto, há muitas dúvidas sobre diferenças entre ambas as práticas. No sentido mais direto e cru das definições:

Reciclagem

Consiste em separar e recuperar materiais usados e descartados, que podem ser transformados novamente em matéria-prima e trazidos novamente para o processo de produção.

Reutilização

Por outro lado, a reutilização consiste em usar um produto por mais de uma vez, independente de ser na mesma função ou não.

Neste artigo, iremos trazer uma análise mais aprofundada sobre a função de cada uma dessas práticas aqui no Brasil.

Qual a importância da reciclagem?

Quando se enviam resíduos para cooperativas ou empresas responsáveis pela reciclagem, evitamos o envio para os aterros sanitários ilegais ou que gerem sérios riscos para a saúde pública, bem como para o meio ambiente. Além disso, ela evita que se extraiam recursos como matéria-prima.

Como funciona a reciclagem no Brasil?

No Brasil, a reciclagem tem várias barreiras, ainda mais quando se diz respeito a porcentagem da coleta, sendo que apenas 41,4% da população tem acesso a coleta seletiva e consciente. Por outro lado, quando se fala em reciclagem, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), somente 2,1% de todos os materiais recicláveis foram de fato reciclado no ano de 2020. Assim, esses números seguem sem sair do lugar nos últimos 3 anos, mantendo uma média global abaixo de 9%.

Tratando-se dos resíduos de plástico em específico, que é um dos materiais que mais chamam a atenção para descarte, foram gerados cerca de 11,3 milhões de toneladas apenas no ano de 2019, de acordo com o WWF Brasil. Já a quantidade de fato reciclada foi muito abaixo, apenas 1,3% deste total. A reciclagem, quando não é possível adotar a reutilização, é a única opção sustentável, que permitem ao produto uma utilidade, sem desperdiçar e cuidando da saúde pública e também do meio ambiente.

Por outro lado, a reciclagem de alumínio, de acordo com o Panorama de Resíduos sólidos no Brasil 2016, foi de 38,5%. Para isso, deve-se considerar a quantidade total do uso doméstico do material, e dava destaque internacional ao Brasil, principalmente pela eficiência no processo de reciclagem. No ano de 2015, foram reciclados ao todo 602 mil toneladas de alumínio, evitando a extração de aproximadamente 2.4 mil toneladas deste minério. Além disso, economizou a energia gerada. O Brasil é bastante considerado para a reciclagem de alumínio, em 2015 chegou a reciclar 97,9% deste material.

E a importância da reutilização?

Quando se fala em reutilização, o material não entra em um novo ciclo de produção. Isso porque ele é usado para a mesma ou outra função. Quando se reaproveitam materiais, ajudamos na gestão de resíduos, afinal, damos outra função para os mesmos ao invés de fazer o descarte, assim, reduz a exploração de recursos naturais.

Com isso, haverá menos desperdício e mais vida útil deste material, como é um caso de agendas, que depois de um ano deixam de ter a validade daquele ano, e podem ser reaproveitadas para agendas dos anos seguintes.

Qual é a relação entre reciclagem e reutilização?

Tanto a reutilização, quanto a reciclagem fazem parte dos “cinco erres da reciclagem” e da gestão de resíduos estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e ajudam na diminuição de resíduos que são descartados incorretamente. Não há uma destinação melhor que a outra, ambas devem ser seguidas, junto a outras etapas. Ou seja, a não geração, redução, tratamento de resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Assim, será uma boa gestão de resíduos sólidos.

5 Rs da reciclagem

5 Rs da reciclagem

O que são os 5 erres da reciclagem?

A educação ambiental ajuda a conscientizar as pessoas quando o assunto é o meio ambiente.

Com isso, é importante deixar claro a importância de cuidarmos dos recursos naturais que possam ser usados por nós para outras finalidades.

Dito isso, os 5 Rs, ou 5 erres (voltados a letra R), visa ajudar na compreensão da importância de consumo consciente.

Mas afinal, o que são os 5 erres?

  • Repensar
  • Recusar
  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar

O primeiro atributo, trata-se de repensar e fazer a análise de todo o modelo de negócio da empresa. Ou seja, o que será extraído, quais são as matérias-primas, se os fornecedores trabalham de forma adequada.

A parte de recusar, consiste em não aceitar matérias-primas que tragam impactos ambientais negativos, e que possam vir a afetar a saúde também. Para isso, ele precisará ter as seguintes certificações ambientais :ISO 14 001, Selo FCF e por fim o Produto Orgânico Brasil.

O terceiro “R” está diretamente ligado ao consumo consciente, isso porque, diz respeito a consumir apenas o que for necessário e da melhor forma possível. Quando se reduz o consumo desnecessário de algum material, ajudará o meio ambiente e a saúde pública, além do desperdício de recursos.

O quarto R está ligado a um dos temas deste artigo, a reutilização.

Por fim, a reciclagem, que também traz benefícios e novas funções para a matéria prima.

Qual a relação da Valoriza Ambiental com a Reutilização e a Reciclagem?

Nós, da Valoriza Ambiental, oferecemos para os nossos clientes um serviço completo de gerenciamento de resíduos, emissão dos documentos necessários, acompanhamento de resíduos via aplicativo, e destinamos corretamente o seu resíduo, como deve ser feito.

Qual é a importância disso tudo?

Fazer isso com uma empresa que age dentro das leis ambientais é fundamental para evitar multas pesadas, suspensão de atividades em sua empresa, ou até prisões.

Gostaria de saber outros serviços que oferecemos para a sua empresa? Preencha o formulário, um de nossos atendentes irá entrar em contato diretamente para trazer tudo o que seu negócio precisa para crescer ambientalmente.