Resíduos sólidos industriais

Publicado em: 23/08/2022

Resíduos sólidos industriais automotivos

Os resíduos sólidos industriais necessitam de um cuidado maior, desta forma, você deve descartá-lo da maneira correta

Resíduos sólidos industriais são toda a “sobra” de uma produção industrial, que não pode ser descartada sem controle. Por conta disso, ele exige um método especial para ser descartado. Isso porque, assim que eles surgem através de processos industriais, sua composição é mista, e a maioria deles podem ser perigosos. Assim, trazendo grandes consequências para o meio ambiente e para a saúde humana e animal.

Atualmente, podemos ver diversos rios poluídos por todo o Brasil. Muito destes contam com alguns resíduos que provém destes descartes feitos de forma irregular.

Além disso, há muitas empresas que fazem os resíduos em locais que não tem autorização da ANVISA, e que muitas vezes também fazem este serviço de forma inadequada.

O destino desses resíduos sólidos, devem ser realizados por empresas especializadas, como nós da valoriza, isso porque, damos a destinação correta para cada resíduo de acordo com as leis.

Por conta disso, você pode contar conosco, temos uma equipe especializada e estamos há muitos anos neste mercado. O melhor de tudo isso é que em algumas situações você pode receber parte do seu dinheiro de volta!

Qual a destinação dos resíduos sólidos industriais?

O gerenciamento destes resíduos é a última etapa a ser realizada. Isso porque, o processo é composto por fases que contemplam o levantamento dos materiais que foram produzidos dentro do processo industrial. Já a caracterização dele é feito em laboratório e a coleta de resíduos.

Essa destinação pode ser executada através do uso de equipamentos com tecnologia avançada. Além disso, há os processos térmicos, que quando utilizados para gerenciar os resíduos contaminados por derivados do petróleo, por exemplo, compostos voláteis, semi-voláteis e hidrocarbonetos, fazem a eliminação destes resíduos através da volatilização. Os gases que ocasionam este tipo de situação passam por um tratamento com o intuito de neutralizar o seu potencial poluente.

Desta forma, os gases que possam vir a ser emitido na atmosfera, pode trazer graves riscos para o meio ambiente e para a saúde.

A maior vantagem da destinação de resíduos sólidos industriais é que cumprindo todo o processo de modo correto, destruirá todos os poluentes presentes nos materiais contaminantes.

Nós, da Valoriza Ambiental, trabalhamos com o gerenciamento de resíduos, principalmente na área automotiva.

Resíduos automotivos podem trazer sérios problemas para o meio ambiente e para a saúde

Resíduos automotivos podem trazer sérios problemas para o meio ambiente e para a saúde

A gestão de resíduos na indústria automotiva

Este setor industrial é fundamental para o desenvolvimento econômico e tecnológico. Entretanto, com a evolução da produção automotiva no Brasil e no mundo, o lixo automotivo também cresce. Por conta disso, temos uma grave questão para resolver: O descarte destes resíduos gerados pela indústria automotiva.

É importante gerir estes resíduos para preservar o meio ambiente. Além disso, o que muitas empresas não sabem é que alguns destes resíduos podem ser reaproveitados, ou até revendidos, fazendo com que a economia, lucro e produtividade da empresa aumentem.

Quando surgiu a Instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi determinado que as empresas geradoras de resíduos são as principais responsáveis pela destinação final ambientalmente corretas. Além disso, é fundamental que as indústrias devem praticar hábitos sustentáveis, e também, programas que incentivem o crescimento de reciclagem e reutilização destes resíduos.

Gerir os resíduos da indústria automotiva significa coletar, transportar, tratar e destinar de forma adequada. E decisão de como fazer isso é determinada pela própria empresa, entretanto, ela deve seguir as instruções normativas, que foram definidas pela lei 12.305/2010.

Se sua empresa não tem um plano para estes resíduos, ou não sabe o que fazer exatamente com ele de forma sustentável e ecológica, entre em contato conosco através do telefone (19) 99580-4094, ou se preferir, clique neste link e preencha o formulário.

Sendo assim, sua empresa deverá criar um setor interno responsável por entrar em contato conosco e fazer o acompanhamento de seus resíduos. Contando conosco, cada conta cadastrada é individualmente feita por CNPJ e criados de forma hierárquica, e o acompanhamento você pode fazer em nossa área do cliente ou então através de aplicativo.

Como resíduos sólidos industriais automotivos podem causar problemas?

É certo que muitas indústrias tem se esforçado para serem menos agressivas e mais ecológicas. Entretanto, partindo por este caminho, muitas empresas não sabem por onde começar, nem ao menos como funciona o descarte automotivo.

Sendo assim, é fundamental que se tenham treinamentos com profissionais que saibam como orientar os seus funcionários.

Quais prejuízos sua empresa pode ter se não fizer o descarte correto?

Desenvolver uma gestão de forma eficiente pode parecer trabalhoso e burocrático, o que em alguns casos acaba se tornando cansativo. Entretanto, você deve garantir ao máximo o reaproveitamento de todos os resíduos. Principalmente aqueles que tem pouca viabilidade técnica ou econômica, ideal para reciclagem.

Mesmo sendo um longo processo é essencial para a preservação do mundo e também para reforçar a identidade da empresa.

Além disso, se você não fizer essa gestão, poderá ter prejuízos financeiros e manchar a imagem de sua empresa.

Descarte de resíduos sólidos em cima de fábrica de motores e peças automotivas

O problema de degradação ambiental teve início lá atrás, na época da Revolução Industrial, entretanto, com o aumento da tecnologia, as condições de vida foram melhorando. Porém, com o crescimento da população, foram necessários novos investimentos nas técnicas de produção. Este, andava lado a lado com o crescimento de demanda e consumo.

Com o esgotamento de recursos humanos e a população em excesso, as indústrias tiveram que pensar mais no meio ambiente.

Desta forma, visando além do lucro, as empresas resolveram olhar com mais carinho o desenvolvimento sustentável, que se tornou uma questão de sobrevivência e competitividade. Afinal, quem deixa de aderir às leis sustentáveis, sai atrás das demais empresas.

Quanto mais se produz, mais resíduos, sejam sólidos, líquidos ou mensuráveis em forma de energia são emitidos.

Por conta disso, com o mercado gradativamente globalizado e competitivo, e com leis cada vez mais rígidas voltadas à questões ambientais e desenvolvimento sustentável, somadas à cobranças da população, fazem com que empresas automotivas que não fazem este descarte correto sejam mal vistas.

As fábricas de motores e peças automotivas sempre acabam deixando grande quantidade de resíduos. Por conta disso, nós da Valoriza Ambiental trazemos para você uma equipe com um tratamento especializado.

Isso porque, oferecemos para você tanto a elaboração de planos para o gerenciamento de sua empresa, e também fazemos a coleta de resíduos, transportamos e destinamos da maneira correta os resíduos das classes I e II.