Seguro Ambiental: Por que contratar este serviço?

Publicado em: 01/12/2022

Seguro Ambiental - Por que contratar?

Saiba qual é a importância de adquirir um seguro ambiental para sua empresa

Acidentes ambientais causados por algumas empresas, principalmente as que geram resíduos, podem causar danos irreparáveis para o meio ambiente. O seguro ambiental serve como um meio de prevenção. Alguns destes acidentes são mais perceptíveis, principalmente os que envolvem produtos químicos em contato com o solo ou com a água.

Algumas dessas situações podem acontecer devido a vazamento de tanques, ou a algum descuido que passa desapercebido.

Eles podem ser repentinos, ou acontecer aos poucos, ao longo do tempo, causando degradação do ambiente.

Por conta disso, com a rigidez das leis, nenhuma empresa pode se arriscar de forma inadequada e ficar desprotegida contra as ameaças ambientais. Por isso há o seguro ambiental. É uma modalidade que ainda é pouco usada no país, no entanto, tem crescido aos poucos por conta da dessas leis.

Contratar este tipo de serviço ainda soa como insensível, no entanto, de certa forma você estará protegido de alguma forma. Afinal, o intuito de todos quando um seguro é contratado é não utilizá-lo.

A prevenção sempre é o melhor remédio

De forma geral, as despesas para reparar as consequências ambientais são altíssimas e exigem grandes quantias que raramente estão disponíveis ou sequer previstas nos cofres de qualquer instituição. Dessa forma, a empresa pode enfrentar uma situação inclusive de falência ou suspensão em suas atividades por tempo indeterminado. Isso prejudica não apenas essas empresas, quanto os funcionários, afinal, sem dinheiro a demissão é eminente.

Quando se tem a contratação do seguro ambiental, é possível assegurar despesas provenientes deste tipo de incidente, e torná-las passíveis de reembolso para o segurado.

Além disso, nem sempre a exposição a risco ambiental está eminente a algumas empresas de nichos que prestam atividades poluentes, como é o caso da mineração. Não é apenas a empresa que sofre com o prejuízo deste tipo de situação, mas também as parceiras, como é o caso de empresas que trabalham com o transporte de resíduos perigosos.

No entanto, o seguro ambiental não pode ser comparado ou confundido ao seguro de responsabilidade civil ambiental. Isso porque, este citado atende apenas indenizações a terceiros em casos de danos promovidos pelo segurado. Ao adquirir o seguro ambiental, além de atender a terceiros, também cobrirá os próprios responsáveis pelo dano, mesmo que sejam casos inesperados ou gradativos de poluição.

Pensar em Seguro Ambiental é pensar no futuro

Pensar em Seguro Ambiental é pensar no futuro

De que forma funciona este tipo de seguro?

A empresa geradora de resíduos, só pode contar com um seguro ambiental se ela estiver em dia com todas as licenças ambientais. Além disso, é necessário que a esma tenha documentos comprobatórios da Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Talvez, alguns outros documentos sejam solicitados, no entanto, isso irá variar de seguradora para seguradora.

Além de abranger e reembolsar prejuízos decorrentes de danos materiais e humanos, ele também cobre despesas de isolamento e limpeza do local prejudicado, além de seus arredores. Além disso, ele cobre as responsabilidades no descarte de resíduos, assim, ele cobre tanto o segurado quanto terceiros.

Quando se calcula os valores deste serviço, a seguradora leva em conta todas as políticas voltadas ao meio ambiente praticadas pela empresa, assim como as medidas de prevenção de segurança que ela adota, além do pessoal risco que pode ser causado devido as suas atividades.

É fundamentalmente importante que a contratação do seguro seja conduzida por um profissional qualificado e com experiência na área. Ele deve ter não apenas o conhecimento técnico do seu produto, mas também o conhecimento mercadológico. Se a apólice for mal avaliada, poderá prejudicar a empresa radicalmente no caso de sinistro.

Quais são as principais coberturas do seguro ambiental?

As principais coberturas oferecidas por estes seguros de modo geral são: Remediação, limpeza no local, danos pessoais e danos materiais (dentro e fora do local), clean-up, locais de descarte de resíduos, transporte e lucros cessantes (segurado e terceiros).

Normalmente são excluídos os seguintes riscos:

Danos causados por amianto, multas de qualquer natureza, condições pré-existentes, existência natural de substâncias poluentes e atos dolosos.

De acordo com a Lei Federal nº 6938/81, artigo 14, 1º paragrafo dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente.

Assim, afirma, diz que “o poluidor é obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambientes e a terceiros, afetados por sua atividade”. Dessa forma, as empresas têm responsabilidade Civil Ambiental e deverão responder o seu projeto seja o causador de um acidente ambiental.

Todos os tipos de negócio, independente de tem uma mínima chance de que o seu projeto possa causar um impacto ambiental. Quando isso ocorre, a solução tem alto custo.

Por que não levar a sua empresa pelo caminho certo?

Contar com uma empresa que te oferece soluções, como a Valoriza Ambiental, é de suma importância, para evitar o uso do seguro.

Afinal, nós trabalhamos com o gerenciamento de resíduos. Assim, os seus resíduos serão tratados e descartados de forma adequada.

Além disso, se sua empresa não tem conhecimento sobre a forma adequada de gerenciar os resíduos, nós oferecemos uma consultoria, assim, você poderá repassar para os seus funcionários e a empresa toda seguirá a mesma linha.

Gostaria de conhecer mais sobre os nossos serviços? Preencha o formulário. Logo, entraremos em contato com a sua empresa.